A Prefeitura Municipal de Fazenda Nova reúne secretarias de educação e de saúde para orientar alunos do ensino médio sobre prevenção da gravidez na adolescência
A Secretaria Municipal da Saúde do município de Fazenda Nova, com apoio da Secretaria da Educação e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu várias palestras socioeducativas, tendo como tema a prevenção da gravidez na adolescência.
O evento de celebração à semana da Prevenção da Gravidez na Adolescência foi realizado no último dia 6, para alunos do 7º ao 9º ano da rede estadual de ensino. De acordo com a primeira-dama, Daniela Correia, a iniciativa tem o objetivo de disseminar informações e métodos contraceptivos sobre medidas preventivas e socioeducativas que previnam e reduzam os índices de gravidez na adolescência. “Gravidez na adolescência não é brincadeira. E nossos jovens precisam se conscientizar disso. Falar sobre educação na escola é fundamental para construir uma sociedade mais consciente e responsável”, ressaltou a primeira-dama.
A palestra da última segunda-feira, 6, foi realizada na Escola Estadual Alfredo Nascer com o objetivo de destacar a importância de viver a adolescência de forma saudável e responsável, com o tema “Tudo a seu tempo! Adolescência primeiro, gravidez depois” Ana Olímpia, colabora do CRAS, apresentou aos alunos todos os métodos contraceptivos e discursou sobre a importância de não praticar sexo sem camisinha, não apenas pelo risco da gravidez indesejada, mas também para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Foram abordados os métodos contraceptivos, impactos no corpo, possíveis agravamentos na saúde, além de como a gravidez na adolescência pode afetar o lado emocional e psicológico da gestante. A ação foi mais uma oportunidade para os alunos sanarem suas dúvidas e se informarem de forma correta sobre um tema tão sensível e importante.
Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal da Saúde com foco na saúde da mulher, que vem sendo realizada desde o início da gestão do prefeito Marcus Vinícius, com a ampliação de atendimento de ginecologia nos Postos de Saúde da Família (PSF), de modo a sanar a carência da especialidade vivenciada há anos pela população de Fazenda Nova.
Deixar uma Resposta