Novos conselheiros de segurança comunitária tomaram posse na Alego

Na manhã desta segunda-feira, 30, foi realizada a solenidade de posse coletiva dos 12 novos integrantes do Conselho de Segurança Comunitária das regiões incorporadas de Segurança Pública do Estado de Goiás (Conseg-GO) e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Goiás, na sala das Comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Goiás. 

Ocuparam a mesa diretiva, presencialmente, o presidente do Parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto (UB); o secretário da Segurança Pública de Goiás, Renato Brum; o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB); o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás coronel André Henrique Avelar de Sousa;o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Pablo Lamaro Frazão e mais autoridades por meio de videoconferência.

Na oportunidade, o presidente da Alego, Bruno Peixoto, abriu a solenidade enaltecendo a evolução da queda do índice de criminalidade no Estado de Goiás e de como era a realidade da segurança pública em 2018. “Ainda me lembro quando ganhamos as eleições, em 2018, Caiado eleito me convidou para ser líder de governo da Alego. Tomamos posse em 2019. Naquele tempo existia uma desvalorização das polícias Civil e Militar do Estado de Goiás. Um policial ou militar de 3ª classe recebia um pouco mais de 1 salário mínimo. E foi esse o cenário que encontramos, um cenário caótico. Arregaçamos as mangas e iniciamos um trabalho. Aprovamos o fim da 3ª classe. Da noite pro dia o policial civil e militar passou para um salário acima de 7 mil reais”, disse Bruno Peixoto.

Ele acrescentou, ainda, que tomaram medidas acertadas, como o investimento no chamado “virtual”, o popular “hora extra”, que resultou quase no dobro do efetivo, além de colocar as pessoas certas na linha de frente do comando da Segurança Pública. 

Ao final, o presidente da Alego destacou a decisão acertada, por meio da Lei da Polícia Penal, de autoria da Casa de Leis, que favoreceu que um policial penal assumisse a Diretoria Geral, bem como ações que implementaram expressiva mudança do sistema penitenciário que hoje tem combatido de forma veemente dentro do presídio.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Renato Brum, afirmou que juntamente com o governador Ronaldo Caiado, o Ministério Público e demais órgãos do setor, que o bom trabalho feito na Segurança Pública de Goiás também se deve pela contribuição do Conseg-Goiás, especialmente com a ajuda na reforma das delegacias e quartéis, dando condições de serviços para os policiais.

Ele agradeceu o comprometimento de toda a sociedade de bem no combate ao crime e destacou, também, que foi no atual governo de Goiás que houve um dos maiores investimentos na Segurança Pública, com a compra de armamento e equipamento para todas as forças. Ao final, arrematou: “aqui em Goiás, o bandido não vai crescer”. 

Em seguida, o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Virmondes Cruvinel, afirmou que “reconhecemos a importância dessa construção comunitária do Conseg-Goiás, que dá legitimidade e credibilidade. O próprio governador Ronaldo Caiado tem incentivado ações como essa, no case do trabalho do Conseg-Goiás, que seja incentivado em outras áreas, fortalecendo os centros locais da saúde, da criança e do adolescente, dentre outros pontos que sabemos que são necessários”. 

O gerente dos Consegs-GO, Luciano Levy, mediou a solenidade e fez menção à Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e colaboradores, os conselheiros técnicos, autoridades civis e militares, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), comandantes, delegados e coordenadores regionais, convidados das forças de segurança do Estado, membros do Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.

Conselho de Segurança Comunitária

Os Consegs-GO foram criados com o objetivo de estabelecer um ambiente democrático de opiniões, onde todos os integrantes possam colaborar com ideias e soluções para o enfrentamento dos problemas da segurança pública. Completaram 36 anos de existência, com aproximadamente 180 conselhos ativos no Estado distribuídos em mais de 120 municípios.  

Conselheiros que tomaram posse: 

-Capital

Humberto Masatoshi Matsuda – 2º Conseg de Goiânia.

Lucy Mary Cordeiro de Faria – 10º Conseg de Goiânia.

Teófilo Batista Filho – 13º Conseg de Goiânia.

Alexandro Dias de Sousa – 16º Conseg de Goiânia.

Madalena Aparecida dos Santos – 23º Conseg de Goiânia.

Rosineide Aparecida de Sousa Resende Santos – 37º Conseg de Goiânia.

Marcelo Gomes de Deus – 47º Conseg de Goiânia.

Célia Aparecida Izabel da Silva – 56º Conseg de Goiânia.

-Interior

Marcus Polo Rocha Duarte – 1º Conseg de Cocalzinho de Goiás.

Alderino Henrique de Lacerda – 1º Conseg de Edeia.

Ricardo Fernandes de Deus – 1º Conseg de Montividiu.

Joseneis Evangelista Santana – 1º Conseg de Perolândia.

Agência Assembleia de Notícias