Morre Hailé Pinheiro, o maior entusiasta e investidor do Goiás

Maior dirigente do Goiás Esporte Clube tinha câncer

No dia da Independência, o Goiás Esporte Clube perdeu um de seus maiores incentivadores e defensores da independência do clube goiano, Hailé Pinheiro. O empresário bem sucedido e apaixonado pelo Goiás que dedicou 60 anos de sua vida a promover e consolidar o nome do time goiano no cenário nacional, faleceu nesta quarta-feira, 7, aos 86 anos, em decorrência de complicações de um câncer.

A morte do diretor e entusiasta de Goiás comoveu esmeraldinos, políticos, empresários e dirigentes de outros clubes, que fizeram questão de manifestar pesar e consternação em suas redes sociais. A exemplo do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) que publicou nota de pesar em seu perfil pessoal do Instagram. “É com imensa consternação e pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-presidente do Conselho Deliberativo do Goiás Esporte Clube, Hailé Pinheiro. Ele dedicou 60 dos seus 86 anos de vida ao futebol goiano, que se engrandeceu graças à sua generosa e valorosa contribuição”, pontuou.

O prefeito aproveitou o momento de despedida para relembrar os momentos difíceis e memoráveis da fundação do clube. “Durante 60 anos, Hailé Selasasié de Goiás Pinheiro empenhou-se na missão de consolidar um clube que estivesse entre os mais gloriosos do País. O time, que foi fundado em 06 de abril de 1943, com apenas 33 torcedores, se tornou gigante, e angariou milhões de torcedores apaixonados e fiéis”, relembrou Rogério.

Com a mesma reverência e reconhecimento do importante papel de Hailé na fundação, construção e consolidação do clube e seus colaboradores, o presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, lamentou a morte daquele, segundo Adson “Fez o Goiás”.  “A gente sabe que quem fez o Goiás foi ele, com a liderança, com a forma de gerir e com honestidade. E o idealismo do ex-presidente do Conselho Deliberativo do Goiás fica como inspiração para nós”, declarou Adson.

Os dirigentes do Vila Nova também ressaltaram e reafirmaram a importância de Hailé na construção histórica e bem sucedida do Goiás Esporte Clube. Em seu perfil oficial o Vila Nova publicou: “Hailé Pinheiro é uma das principais figuras do futebol goiano. A seriedade com a qual encarou a gestão de futebol durante anos contribuiu para, junto com o Vila Nova F.C., engrandecer o cenário local e alimentar ainda mais a rivalidade sadia e honrada entre Vila Nova e Goiás”, dizia a nota publicada sob sua marca oficial nas cores preto e branco com laço negro expressando o luto diante da passagem de Hailé Pinheiro.

Dentre outras declarações, destaque também a evolução e modernização do estádio da Serrinha, que merecidamente leva hoje, o nome de Hailé Pinheiro. “Se não fosse o trabalho e o esforço de seu principal dirigente, o Goiás não teria hoje a invejável estrutura, considerada uma das maiores do Brasil, elogiada por todos os clubes”, finalizou Adson Batista.

Quem foi Hailé Pinheiro, segundo ele mesmo, durante entrevista concedida ao portal ‘Futebol de Goyaz’

A morte de seu maior ídolo foi divulgada em todos os canais de comunicação do Goiás Esporte Clube, que disponibilizou imagens, fotos e informações restritas ao clube em homenagem a Hailé Pinheiro, uma delas destaca a auto apresentação e trajetória daquele que amou, acreditou e investiu no sonho de milhares de atletas goianos apaixonados por futebol. Uma entrevista concedida ao ‘Portal Goyaz’ foi destaque nas publicações do clube. Nela, Hailé dz: “Sou filho de um funcionário público de Itaberaí. Nasci no dia 13 de junho de 1936. Neste dia, a Itália tinha invadido a capital da Etiópia, e Hailé Selassié, que era o rei da Etiópia, em um discurso em Genebra na Suíça, denunciou ao mundo o massacre dos italianos para com os negros da África. Meu pai, como sempre foi um poeta, idealista e escritor, apaixonado pela causa humanitária, foi ao cartório e me colocou esse nome em homenagem Hailé Selassié, imperador da Etiópia”, revelou. Assista a entrevista na íntegra clicando no link: http://futeboldegoyaz.com.br/acervo/dirigente?id=4

Títulos conquistados

Com Hailé Pinheiro, o Goiás conquistou 28 vezes o Campeonato Goiano (1966, 1971, 1972, 1975, 1976, 1981, 1983, 1986, 1987, 1989, 1990, 1991, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018); três vezes a Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002) e duas vezes o Campeonato Brasileiro da Série B (1999 e 2012), além do histórico vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2010.