Gincana do caminhoneiro avança para 4ª etapa em Goiás

Gincana do caminhoneiro avança para 4ª etapa em Goiás
Gincana do caminhoneiro avança para 4ª etapa em Goiás

Disputa do slalom chega em Aparecida de Goiânia para classificar mais três motoristas para a grande final da temporada, valendo um caminhão Accelo zero km

Situado às margens do km 516 da BR-153, o Posto Aparecidão, em Aparecida de Goiânia (a poucos quilômetros da capital goiana) foi estrategicamente escolhido para sediar, entre 17 e 19 de outubro, a quarta etapa da Gincana do Caminhoneiro. O evento, considerado o maior e mais longevo das estradas brasileiras, tem como propósito valorizar o transportador rodoviário de cargas, oferecendo a chance real de conquistar um caminhão zero km apenas com talento e habilidade no volante, sem sorteio ou cuponagem. Apenas baseada na destreza e habilidade no volante.

Tendo a prova de slalom (um percurso em ziguezague entre cones) como principal desafio classificatório, a Gincana do Caminhoneiro testa a técnica, a precisão e o controle dos participantes ao volante. Para se inscrever, o motorista deve apresentar gratuitamente sua CNH nas categorias C, D ou E. A partir daí, entra em cena para encarar o desafio: conduzir um Actros 2653 6×4 pelo circuito, tentando completar o trajeto entre cones, no menor tempo possível. Aquele que atinge o tempo estabelecido pela organização, segue para a prova de baliza, onde precisa demonstrar toda sua perícia ao estacionar o caminhão sem derrubar nenhum cone. Tudo é cronometrado com a máxima precisão por fotocélulas da Chronosat, empresa referência em apuração de grandes competições. E o melhor: todos competem em condições iguais, utilizando o mesmo caminhão cedido pela organização.

Os três motoristas com os melhores tempos em Aparecida de Goiânia garantem vaga na grande final da 31ª Gincana do Caminhoneiro, marcada para o dia 14 de dezembro. Será nesse momento decisivo que os 18 finalistas, classificados ao longo das seis etapas do evento, disputarão o tão sonhado prêmio: um caminhão Accelo zero quilômetro. Até o momento, nove caminhoneiros já garantiram suas vagas na finalíssima.

Programação inclui saúde e entretenimento – Mais do que premiar o caminhoneiro mais habilidoso no slalom, a GDC reforça o seu propósito de reconhecer, valorizar e cuidar de quem move o Brasil todos os dias, destaca Patryck Furtado, coordenador do evento. Com patrocínio da Mercedes-Benz e apoio do Consórcio Mercedes-Benz, Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks, Molas Fabrini, Dunlop Pneus e Filtros Tecfil, a programação da GDC faz dela um ponto de encontro, troca de experiências e promoção de bem-estar entre os profissionais das estradas.

Nos quesitos cuidados pessoais e saúde, numa parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), os motoristas que passarem pela GDC terão acesso a atendimentos rápidos, com checagem da  pressão arterial e testes de glicemia,  exames simples, mas essenciais para prevenir doenças como hipertensão e diabetes. O evento também contará com uma barbearia montada no local, onde os caminhoneiros poderão renovar o visual, além de atividades de entretenimento e lazer, que garantem momentos de descontração em meio à rotina intensa das estradas.