Vitivinicultura, queijos e salames da produção goiana é destaque na Alego

Vitivinicultura, queijos e salames da produção goiana é destaque na Alego
Vitivinicultura, queijos e salames da produção goiana é destaque na Alego

Sessão Solene com homenagens no Plenário Iris Rezende Machado, extensão no saguão de entrada com uma mostra de produtos e “Apresentação Enogastronômica”

A Sessão Solene, promovida pelo deputado Coronel Adailton, Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás vaihomenagear pessoas que integram a cadeia de produtos e serviços do setor enogastronômico e turístico de Goiás.

Na sequência produtores, sommeliers e outros profissionais comandam a “Apresentação Enogastronômica” com mais de vinterótulos de vinhos, queijos e embutidos,genuinamente goianos. Um verdadeiro show de harmonização, com degustação.

A Vitivinicultura em Goiás vem se destacando com a produção de uvas viníferas destinadas a vinhos finos, de alta qualidade além de uva de mesa, sucos e outros derivados.

São cerca de setenta vinhedos plantados em duzentos hectares, sete vinícolasinstaladas. Também dão suporte a outros produtores na fabricação de seus vinhos. Pelo menos outras três vinícolas estão em processo de implantação.

São mais de 160 rótulos, com qualidade e preços competitivos no mercado nacional.

A cadeia abarca inúmeras frentes de trabalho com empregos diretos aos profissionais da área do cultivo, manejo das lavouras, funcionamento e manutenção das fábricas, dos serviços da gastronomia, das rotas turísticas e tantos outros, além das atividades indiretas.

Um bom vinho pede bons acompanhamentos, os queijos e embutidos são indispensáveis.  Nesse quesito Goiás também avança. A primeira salumeria artesanal goiana está na região dos Pireneus. Os queijos harmonizam de forma especial na degustação de um vinho, em boa companhia.

A produção de vinhos e queijos artesanais também estão atraindo pessoas em busca de vivências em tour nas propriedades, abrindo novos atrativos e fortalecendo o turismo no interior do Estado.

A Enogastronomia abre espaço para experiencias únicas nas rotas turísticas.