A candidata pretende acabar com o vaivém de pacientes para Goiânia em busca do tratamento que Senador Canedo não dispõe
Os pacientes de hemodiálise de Senador Canedo não vão mais precisar recorrer à Goiânia em busca de atendimento de saúde, caso Izaura Cardoso seja eleita prefeita da cidade. Um dos compromissos da candidata é a implantação de um Centro de Hemodiálise em Senador Canedo, que vai diminuir o sofrimento daqueles que precisam sair da cidade mais de uma vez por semana para realizar o procedimento na capital. “Eu considero um direito básico do cidadão ter acesso a tratamentos de saúde na cidade onde mora”, afirma Izaura.
Essa não será a primeira unidade de saúde de Senador Canedo a ser construída pela candidata, caso eleita. Ela estava à frente da prefeitura junto com o então prefeito Vanderlan Cardoso quando a Maternidade Aristina Cândida foi construída. Os dois gestores adquiriram experiência em políticas públicas de atendimento à saúde e gestão pública naquele período.
E o Centro de Hemodiálise não virá sozinho, em uma eventual administração de Izaura. Ouvindo os moradores da cidade, ela planejou toda a reestruturação da rede de saúde municipal de Senador Canedo, e a principal proposta é a construção do hospital e maternidade municipal para atendimentos mais complexos, inclusive com leitos de UTI. Para reforçar a atenção primária, serão construídos mais postos de saúde e Izaura irá implantar o atendimento pediátrico 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de criar os Centros de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Fisioterapia.
Além de retomar programas que, nas gestões de Vanderlan garantiram o acesso da população a medicamentos, como o Remédio em Casa, e tratamentos odontológicos e aparelhos ortodônticos de graça, a exemplo do Mil Sorrisos. O plano de governo de Izaura inova ao propor a criação de uma rede de assistência integrada para autistas, inclusive dando atenção especial aos alunos que precisam de uma atenção especial em sala de aula.
De acordo com a candidata, nenhum morador vai precisar passar horas na fila, esperando para ser atendido. Consultas e exames vão poder ser agendados por meio de aplicativo. “Vamos informatizar e humanizar o atendimento à saúde. Durante as gestões do Vanderlan, nossa saúde recebeu prêmios nacionais pelos projetos que implantamos aqui. Agora, nossa proposta é resgatar tudo que deu certo em nossa gestão”, afirma.
A saúde, para a candidata, tem a mesma prioridade que Vanderlan conferiu quando administrou Senador Canedo, e além de prioritária, para Izaura a saúde é urgente. “Não pode esperar. A população está sofrendo, dentro de ambulâncias, de um lugar para outro, porque não tem Saúde em Senador Canedo”.
Izaura explica que reúne a sensibilidade para entender os problemas da população, boa vontade para ouvir as pessoas, experiência adquirida na participação em duas gestões de sucesso de Vanderlan e competência de quem há décadas administra os negócios da família. “Estou colocando à disposição da população de Senador Canedo toda a minha vivência para que a cidade possa voltar a crescer e a população ser feliz de novo”, disse Izaura.
Deixar uma Resposta