Vivo, TIM e Claro irão disponibilizar sinal de internet durante a festa religiosa
Pelo terceiro ano, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) assegurou o acesso à internet móvel durante a tradicional Romaria do Muquém, uma das maiores e mais antigas festas religiosa do país. Desta vez, além da Vivo, também foram garantidos os sinais da Claro e Tim durante todo o período de festividades.
A romaria em homenagem a Nossa Senhora D’Abadia completa 275 anos e atrai mais de 500 mil pessoas. A festa terá início no próximo dia 5 e se estenderá até 15 de agosto. A conectividade foi possível graças aos esforços do senador Vanderlan junto à Anatel e às empresas de telefonia, que instalam suas antenas bem ao lado do Santuário, com tecnologia de ponta e internet de alta velocidade.
“O sinal da Vivo já foi liberado no município, e a TIM e a Claro estão finalizando a instalação dos equipamentos para também oferecer o serviço. Esse é um dos eventos religiosos mais importantes do país e reúne milhares de pessoas, tornando a comunicação imprescindível durante o festejo. Agradeço aos representantes dessas empresas por, mais uma vez, atenderem ao nosso chamado”, explicou o senador.
A Romaria acontece no povoado do Muquém, município de Niquelândia, distante 360 km da capital, desde a segunda metade do século 18. A festa reúne missas, batizados, casamentos e procissões. Em meio à programação religiosa, há barracas com comidas típicas e comércio de artesanatos e outros artigos. Vanderlan lembra que antes, sem internet, os comerciantes tinham grandes limitações em relação aos pagamentos.
“Agora, com a internet, o comerciante pode usar a máquina de cartão para receber o pagamento e, até mesmo, disponibilizar a opção do PIX, tão usado em todo o País. Antes as transações eram apenas em dinheiro. Muitos comerciantes nos contaram, em anos anteriores, que as vendas aumentaram substancialmente com a internet”, disse Vanderlan.
Outro ponto destacado pelo senador foi a possibilidade de os romeiros manterem a comunicação com a família através de aplicativos de mensagem ou de ligações pelo telefone celular. “Tem muitas pessoas de idade que vão ao Muquém e ficam por lá durante todo o período de festividade, e antes não tinham como se comunicar com a família. Hoje eles estão conectados com todos e podem até transmitir parte das celebrações em tempo real para os familiares que não estiverem presentes”, pontua o senador goiano.
O reitor do Santuário Nossa Senhora D’Abadia, padre Aldemir Franzin, destacou a importância da chegada da internet e sinal de telefone celular para o evento. “Mais uma vez, o senador Vanderlan atendeu à nossa solicitação e nos ajudou. A internet é essencial para nós, pois poderemos transmitir toda a programação do evento e as pessoas poderão se comunicar facilmente. Estamos muito gratos.”, disse o padre.
Deixar uma Resposta