Temporada 2024 da Orquestra Filarmônica de Goiás começa dia 8

Com entrada gratuita, o concerto será realizado às 20h, no Teatro Escola Basileu França, e contará com a participação do grupo Martelo

‌A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta o concerto de abertura da Temporada 2024 nesta sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Escola Basileu França. A entrada é gratuita. O concerto será conduzido pelo maestro Neil Thomson, com a participação especial do Grupo Martelo, como solistas.

O repertório, cuidadosamente escolhido para a ocasião, traz composições que cativam os ouvidos mais exigentes. Iniciando a noite, a Orquestra interpreta “Má Vlast, Šárka”, de Bedřich Smetana, seguida pela peça “Raízes”, de Clarice Assad. Após um intervalo, o espetáculo continua com a Sinfonia Fausto de Franz Liszt, S. 108. Dividida em três movimentos, a obra leva o público por uma jornada sonora fascinante.

Solistas convidados, o Martelo é um grupo de percussão gaúcho que participou do 1º Festival de Verão de Campos de Jordão, um dos mais importantes do país, com a obra “Re(new)al”, do compositor Vietcong. Em 2023, a obra foi executada na Sala São Paulo, desta vez a convite do Percorso Ensemble, grupo parceiro de atividades musicais.

Parte da missão do grupo é a criação encomendada de novas obras. O Concerto Raízes, da Clarice Assad, é fruto de um consórcio organizado pelo Martelo, no qual contou com a parceria de três grandes orquestras brasileiras: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Orquestra Filarmônica de Goiás
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu críticas positivas da revista inglesa Gramophone, uma das maiores do planeta em música clássica. O grupo é ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). *Com informações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)