Senador Vanderlan busca o debate com entidades para um texto justo

O objetivo é esclarecer as implicações e mudanças que a reforma irá provocar nos diversos setores e garantir que a proposta resulte em melhorias reais para o sistema tributário nacional”, explica Vanderlan

Nesta terça-feira, 01, o senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO) recebeu em seu gabinete, em Brasília, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Dr. Rafael Lara Martins, acompanhado da secretária-geral adjunta, Dra. Fernanda Terra. O objetivo principal do encontro foi ouvir as reivindicações do representante da classe em relação à PEC 45/2019, a proposta da Reforma Tributária. Durante a reunião, o presidente da OAB-GO entregou um documento contendo sugestões à PEC, destacando a preocupação da entidade com os impactos que algumas mudanças podem trazer para os profissionais liberais.

O diálogo entre o senador Vanderlan e o Dr. Rafael Lara foi pautado na busca por soluções que atendam aos interesses da sociedade como um todo. Vanderlan ressaltou a importância de ouvir as diferentes perspectivas e promover audiências públicas com representantes de diversos setores da economia, governadores e prefeitos. “O objetivo é esclarecer as implicações e mudanças que a reforma irá provocar nos diversos setores e garantir que a proposta resulte em melhorias reais para o sistema tributário nacional”, explicou Vanderlan.

O debate em torno da Reforma Tributária segue sendo uma das pautas mais importantes no cenário político brasileiro. Há mais de 30 anos o país discute mudanças significativas no sistema tributário e, agora, com o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 na Câmara dos Deputados, o Senado se prepara para dar continuidade às discussões.

Nesse contexto, o senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado, tem desempenhado um papel importante nesse processo, buscando organizar uma abordagem cautelosa e colaborativa na análise do texto aprovado na Câmara. Ele criou um grupo de trabalho com o objetivo de debater a proposta, realizar audiências públicas e garantir que a reforma seja efetiva e justa para todos os setores da economia, bem como para os estados em desenvolvimento, como é o caso de Goiás.

O Dr. Rafael Lara expressou otimismo em relação ao debate no Senado e destacou a garantia do senador Vanderlan de promover um debate efetivo e transparente sobre a Reforma Tributária. Ele acredita que a CAE, sob a liderança do senador, terá um papel fundamental na construção de um texto que não prejudique os profissionais liberais e que contribua para o desenvolvimento econômico do país. “Saímos daqui muito esperançosos, animados e já com a garantia de um debate efetivo a respeito do tema, com audiências públicas e reuniões com todos os setores”, comemorou o presidente da OAB/GO.

A Reforma Tributária é uma questão complexa e desafiadora, mas o empenho do grupo de trabalho formado pelo senador Vanderlan, com o compromisso de ouvir as demandas de diversos setores, mostram-se como um caminho sólido para alcançar um consenso em prol de um sistema tributário mais justo para todos. “A CAE, que é presidida pelo senador Vanderlan, vai ser responsável por essas discussões nesse momento, e eu tenho a certeza que, esclarecendo e mostrando efetivamente o grande impacto da carga tributária, e trazendo esse debate a luz, nós conseguiremos chegar a um consenso”, disse Rafael Lara.

Como o texto aprovado na Câmara dos Deputados ainda não foi enviado ao Senado, as discussões estão em andamento e a sociedade acompanha de perto o desenrolar desse importante processo legislativo. “Nesse momento o que podemos fazer é reiterar o compromisso de trabalhar incansavelmente para que a reforma seja debatida com responsabilidade e que as decisões tomadas estejam alinhadas aos anseios e necessidades da população e da economia do país”, comentou Vanderlan.