Semana do Meio Ambiente e ESG

Empresas estão aderindo a iniciativas simples e que impactam positivamente os resultados e preservam o meio ambiente

A sigla ESG – Ambiente, Social e Governança, em inglês – tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. A crise climática e a preocupação pelas gerações futuras e a necessidade de operar de forma mais eficiente são alguns dos motivos que colocam como uma das prioridades de muitas empresas, que vêm adotando estratégias e ações para minimizar os impactos ambientais e potencializar a preservação e o consumo consciente dos recursos.

Celebrado anualmente no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas para ampliar a discussão e soluções para as diversas questões ambientais que afetam nosso planeta, a exemplo do excesso de plástico e do risco global de escassez de água, principalmente na América do Sul, destacado no relatório da organização publicado em março/23.

A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país à qual pertencem as redes Bretas, GBarbosa, GIGA Atacado, Mercantil Atacado, Perini, Prezunic e Spid, criou um comitê de ESG em 2022, estabelecendo como pilares de atuação Governança Corporativa, Planeta, Produto e Pessoas. Por meio de ações simples no dia a dia é possível contribuir para reduzir o desperdício e promover a conscientização sobre o tema. Dentre elas, alguns resultados alcançados no 1º trimestre de 2023:

• Sistema de reuso de água da chuva: Cinco tanques de 15 mil litros cada abastecem a loja Giga Atacado Tremembé, em São Paulo, mesmo nos períodos de baixo índice pluviométrico. A água é utilizada para irrigar plantas, lavar área externa da loja e abastecer banheiros. Com esse sistema, estima-se que haja uma redução do consumo em torno de 20% a 25%;

• Ações de eficiência hídrica: A loja Prezunic Botafogo, no Rio de Janeiro, conta com um sistema inteligente para monitorar em tempo real e corrigir o consumo de água, acompanhamento de uma consultoria especializada para buscar possíveis vazamentos na unidade, realizar regulagem de torneiras e outros componentes, promover ações de conscientização junto ao time, entre outras. Já nos primeiros 4 meses, a loja obteve uma economia média de 36,7% no consumo de água;

• Venda de sacola retornável: Uma alternativa ecológica para as sacolas plásticas, as sacolas retornáveis são comercializadas em todas as lojas do grupo no Brasil. De janeiro a março de 2023 foram comercializadas mais de 140 mil sacolas. E para promover o uso das ecobags, durante a Semana de Meio Ambiente, celebrada entre os dias 5 e 9 de junho, o Bretas realizou a entrega gratuita de sacolas retornáveis para os consumidores e ainda promoveu a venda das sacolas com descontos.

• Reciclagem de lâmpadas: Quase 1 tonelada de lâmpadas foi arrecadada e enviada para reciclagem pelos parceiros logísticos, que realizam o descarte correto do material, evitando contaminação do solo e águas;

• Reciclagem de vidro: Em 2023, as redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Prezunic e Bretas firmaram parceria com a Heineken e o grupo Seiva para instalar máquinas de reciclagem em 21 lojas nos estados da Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Somente no 1º trimestre de 2023, cerca de 1,4 tonelada de vidro foi coletada nas lojas da rede;

• 56,2% das lâmpadas são de LED;

• 97,5% dos balcões são modelo plug-in, que economizam energia, e 61,1% dos balcões refrigerados têm portas, evitando a perda de temperatura e garantindo a conservação dos alimentos;

• Mercado Livre de Energia: Consumo de 47,355 MWh nos três primeiros meses de 2023, representando mais de 75% do consumo de energia da companhia proveniente de fontes renováveis. Apenas no Bretas, com lojas em Goiás e Minas Gerais, no primeiro trimestre deste ano representou 64,3%.

• Doação de alimentos ao programa Mesa Brasil: Mais de 59 toneladas de alimentos em bom estado de conservação foram destinados ao programa Mesa Brasi, do Sesc, por meio das lojas Bretas, GBarbosa e Prezunic. A rede Bretas foi líder, representando mais de 61% das doações de alimentos da Cencosud Brasil.

Sobre a Cencosud
Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados varejistas nas Américas. Possui operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos – além de um escritório comercial na China -, onde desenvolve diariamente uma estratégia multiformato de sucesso que hoje emprega mais de 122.000 colaboradores. Sua operação abrange diversas linhas de negócio como Supermercados, Melhoramento do Lar/ Home Center, Lojas de Departamento, Shopping Centers e Serviços Financeiros.
Adicionalmente, desenvolve outras linhas de negócio que complementam sua operação central como Cencosud Media e Cencosud Ventures. Todas se destacam por sua qualidade, excelente nível de serviço e satisfação do cliente. Mais informações em www.cencosud.com.br
Sobre o Bretas
Fundado em 1954, o Bretas é uma rede varejista que opera nos estados de Minas Gerais e Goiás com 81 lojas divididas nos formatos Atacarejo, Supermercado e Armazém em cerca de 40 cidades, além de 12 postos de combustíveis e dois Centros de Distribuição. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos maiores e mais prestigiados varejistas nas Américas, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos, além de um escritório comercial na China, onde desenvolve diariamente uma estratégia multiformato de sucesso que hoje emprega mais de 122.000 colaboradores. Sua operação abrange diversas linhas de negócio, como Supermercados, Melhoramento do Lar/ Home Center, Lojas de Departamento, Shopping Centers e Serviços Financeiros. Adicionalmente, desenvolve outras linhas de negócio que complementam sua operação central, como Cencosud Media e Cencosud Ventures. Todas se destacam por sua qualidade, excelente nível de serviço e satisfação do cliente. Mais informações em www.cencosud.com.br.