Saúde na Praça realiza Dia ‘D’ de Atenção ao Paciente com Diabetes

A ação marca o Dia Mundial do Diabetes e será realizada das 7 às 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG

No Dia Mundial do Diabetes, dia 14 de novembro, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizará mais uma edição do projeto Saúde na Praça, com o tema “Dia D – Dia de Atenção ao Paciente com Diabetes”. O evento será realizado na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, das 7h às 12h.

Durante a ação, profissionais da unidade estarão disponíveis para atender ao público e oferecer serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, endocrinologistas e psicólogos. Além disso, haverá uma parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), que oferecerá consultas, exames e orientações sobre o exame do fundo de olho.

A importância do atendimento médico é fundamental para o tratamento de qualquer doença, mas também é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre a doença e ações que possam preveni-la ou amenizá-la. Por isso, a equipe de enfermagem estará presente para informar sobre os cuidados com os pés e os sinais e sintomas do diabetes. Na Fonoaudiologia, as orientações serão sobre mastigação para otimizar o esvaziamento gástrico. A equipe da Fisioterapia, os participantes serão alertados sobre exercício físico e controle da glicemia. Já com a turma da Nutrição, será abordada a alimentação adequada e pacientes irão receber maçãs. Ainda dentro deste tema da alimentação, a equipe de Psicologia irá tratar sobre a fome física e emocional. Além disso, a equipe médica de endocrinologia do Dr. Nelson Rassi, chefe do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), estará presente para dar orientações médicas.

Segundo o chefe do serviço de endocrinologia do CEAD do HGG, Nelson Rassi, o diabetes é uma doença crônica e de difícil controle. “Um dos principais objetivos deste Saúde na Praça é capacitar ao público para o autocuidado em relação ao diabetes e a prevenção de suas complicações”, destacou.

O evento é aberto ao público e é uma oportunidade para que as pessoas possam se informar sobre o diabetes e receber atendimento de saúde.