Inovação tecnológica vai possibilitar a redução de custos operacionais e a melhoria da qualidade da água. Implantação da unidade faz parte das ações da Saneago para assegurar o abastecimento no município durante a estiagem
Neste mês de julho, a Saneago concluiu o serviço de automatização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta de Anápolis. A unidade, a partir de agora, conta com o funcionamento totalmente controlado e monitorado.
Processos analíticos automatizados
Processos analíticos como Dosagem de Coagulante, Correção de pH, Fluoretação e Lavagem de Filtros, por exemplo, são realizados automaticamente, e sem a necessidade de intervenção humana.
Além disso, todas as informações relacionadas à ETA podem ser acompanhadas pelo Sistema Supervisório da Saneago, por meio de um software que disponibiliza os dados em tempo real.
As informações são enviadas para a nuvem e, por meio do programa, é possível gerar gráficos e históricos de cada parâmetro.
Alguns dos indicadores e variáveis analisados são: vazão e turbidez de água bruta, status (on/off) de todas as válvulas, níveis dos filtros, tensões, frequências, correntes e vazão das bombas dosadoras; entre outros.
Melhoria da qualidade da água
Com essa inovação tecnológica, a expectativa é de redução de custos operacionais, melhoria da qualidade da água, da confiabilidade do sistema e da eficiência dos processos.
A ETA Compacta de Anápolis foi inaugurada em 2021, e foi construída com o que há de mais moderno.
Abastecimento assegurado
A implantação da unidade faz parte das ações da Saneago para assegurar o abastecimento no município durante a estiagem, trazendo incremento de 150 litros de água por segundo ao sistema, o que corresponde a 17,5% a mais do que era produzido até então. *Com informações da Saneago – Governo de Goiás
Deixar uma Resposta