ROGÉRIO ESSADO: “A educação de Inhumas merece mais”

O candidato a prefeito de Inhumas, Rogério Essado (DEM) realizou mais um bate papo virtual com os eleitores inhumenses, na noite desta quinta-feira, 15. Ao lado do candidato a vice-prefeito professor Charles (PDT), Rogério discutiu assuntos pertinentes à educação, como forma de reconhecer e valorizar o papel do professor na formação educacional, social, cultural e política da sociedade goiana.

A população mais uma vez participou efetivamente da live intermediada pela jornalista Simonny Vieira, que comunicou a intervenção popular a todo momento. Em relação ao atual contexto do sistema público de educação em Inhumas, Rogério destacou a necessidade de valorizar o cidadão, o servidor público e os profissionais da educação. “Os professores estão sendo massacrados pela atual administração. Não são respeitados, valorizados, nem remunerados como deveriam. É uma verdadeira falta de sensibilidade e compromisso da atual gestão”, pontuou Rogério.

O professor Charles, reforçou o desrespeito e descumprimento de benefícios garantidos por lei aos profissionais da educação em Inhumas. “Os professores não receberam durante toda essa gestão o complemento salarial retroativo, cortaram os 5% do quinquênio e os professores aposentados não recebem mais o reajuste do piso salarial. Além de terem tirado o direito de aposentadoria àqueles que trabalharam 40 horas semanais por dois anos ou mais”, relatou o candidato a vice-prefeito.

Charles disse ainda que a categoria formou uma comissão de professores na tentativa de negociar e sensibilizar o atual prefeito, que não atendeu às reivindicações dos profissionais e resumiu a tentativa de diálogo à obrigação judicial. “Ele disse que só pagaria o reajuste salarial aos aposentados sob determinação jurídica. E a medida foi determinada judicialmente, mas nem assim ele cumpriu a determinação. Não há o que comemorar hoje. A educação está em luto”, reforçou.

Todos os profissionais envolvidos na educação precisam ser valorizados e terem seus salários reajustados. “Isso é uma falta de respeito, e ao lado do Rogério, trabalharemos para mudar essa realidade e reconhecer a importância de cada profissional de educação. Inclusive, vamos lutar pelo Plano de Carreira para atualizar os vencimentos”, destacou Charles que é um professor atuante na militância em defesa da categoria.

Charles lembrou ainda que o descaso da atual gestão afeta todos os servidores públicos, não apenas os professores. “O atual prefeito prega valorização do servidor público, mas reduziu em 50% o salário dos estagiários. Ou seja, dobrou a capacidade de atendimento com o mesmo recurso, além de dobrar o turno dos servidores administrativos e sem dobrar a remuneração”, salientou.

O internauta Paulo Henrique confirmou a informação e afirmou que “os estagiários administrativos estão sendo massacrados pela atual gestão”, comentou durante a live.

Rogério se disse revoltado com a gestão pública de exploração e desvalorização dos servidores públicos, que são fundamentais para manter a máquina pública funcionando. “Nossa gente precisa de gestores que promovam uma administração em defesa da escola pública, porque é a educação que promove igualdade e oportunidade de crescimento social. E vamos buscar parceria com o Governo do Estado para reestruturar a educação no município de Inhumas”, salientou o candidato.

Nérita Lobo comentou: “precisamos de um prefeito que respeite o servidor e faça o que o atual prefeito não faz. E tenho certeza que esse prefeito agregador de valores e responsável com o bem-estar social e profissional dos servidores serão você Rogério”, comentou a internauta. Charles agradeceu a participação de Nerita que é professora e que tem tido seus direitos cerceados pela atual administração.

Rogério se compromete a reestrutura o plano de carreira para ativos e inativos da educação respeitando as titularidades e reestabelecer o repasse de 10% do quinquênio que é um direito adquirido pela categoria. “Vamos fazer cumprir a lei em vigência e garantir os direitos de todos os educadores de igual forma para ativos e inativos. Além de oferecer melhores condições de trabalho com melhor infraestrutura das unidades escolares e capacitação profissional continuada aos profissionais. Vamos cumprir todos os acordos firmados pela atual gestão que não está sendo cumprido, mas que serão respeitados e executados na nossa gestão”, garantiu o democrata.

Ao final da live, Rogério falou com exclusividade ao NG e demonstrou ânimo e boas expectativas em relação à simpatia popular ao seu projeto de gestão e aproveitou para ressaltar que daqui há exatamente 30 dias, a população terá a oportunidade de mudar a história da gestão pública. “Hoje, dia 15 de outubro é dia do professor, e dia 15 de novembro será o dia de transformar a história da educação de inhumas”, finalizou.