Ranking aponta Goiânia como a 23º cidade mais inteligente do Brasil

Goiânia se tornou a 23º mais inteligente do Brasil, segundo ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta segunda-feira (4/9)

Capital subiu duas posições no estudo que avaliou 650 cidades com mais de 50 mil habitantes. Foram levados em consideração 74 indicadores ligados à administração pública

Goiânia se tornou a 23º cidade mais inteligente do Brasil, segundo ranking divulgado, nesta segunda-feira (4/9), durante o Connected Smart Cities, principal evento de cidades inteligentes do Brasil, que ocorre nesta semana em São Paulo. No início da gestão do prefeito Rogério Cruz, Goiânia ocupava a 36ª posição.

Ao longo dos anos, a capital avançou em uma série de indicadores. No ano passado, a capital goiana conquistou a 25ª posição e subiu para 23º neste ano. O estudo avaliou 650 cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil. Foram levados em consideração 74 indicadores ligados à administração pública e verificados 11 eixos. Um dos destaques de Goiânia foi na área de tecnologia e inovação, que registrou a 19ª posição entre as cidades avaliadas.

O prefeito Rogério Cruz, que foi convidado para apresentar um dos 50 painéis temáticos que está discutindo propostas para o avanço dos projetos de cidades inteligentes, celebrou a posição conquistada pela capital, que também é destaque no evento com os projetos de mobilidade urbana, a exemplo do Passe Livre do Trabalhador.

“Goiânia conta com uma gestão cada vez mais conectada. As ações que estamos desenvolvendo para melhorar a mobilidade e o transporte coletivo chamaram a atenção do país, tanto que no ranking deste ano subimos duas posições e agora somos a 23ª cidade mais inteligente do país”, explica o prefeito.

Connected Smart Cities
O evento que está discutindo os avanços de cidades inteligentes no Brasil conta com a presença de representantes de cidades como Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Boa Vista, Palmas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Boa Vista, Palmas e Fortaleza. A inciativa é organizada pelo Connected Smart Cities com o apoio do jornal Estadão. Ao todo serão mais de 5 mil participantes de todos os estados, mais de 300 palestrantes e mais de 50 expositores

Ações destaques no evento desta semana:

  • Congelamento da Tarifa: R$ 4,30, devido a subsídios de mais de R$ 143 milhões do Governo Estadual, prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
  • Pagamento Modernizado: opção de pagamento via cartão de crédito ou débito por aproximação, que é uma das formas de pagamento mais usadas pelos usuários.
  • Biometria Facial e implementação para beneficiados do programa “Passe Livre” (idosos, deficientes e
    estudantes).
  • Recarga automática, recarga de créditos no cartão Sitpass realizada a bordo dos veículos, uso de bilhetes digitais e cartões eletrônicos.
  • Programa “Bilhete Único”, que é uma modalidade utilizada por cerca de 63% dos usuários.
  • Programa “Passe Livre do Trabalhador”, que é utilizado por mais de 46 mil funcionários beneficiados e conta com quase 2.700 empresas cadastradas.