Foi aprovado com 25 votos favoráveis, em segunda votação, o projeto de lei n° 2028/20, de autoria da Deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que torna patrimônio cultural imaterial a gastronomia dos pit-dog´s em Goiás. A propositura procura manter essa tradição goiana, tendo em vista que o Ministério Público Estadual pede a anulação das concessões dos pit-dog’s em Goiânia, o que iria afetar as mais de 25 mil pessoas que trabalham no ramo.
Para a Deputada Delegada Adriana Accorsi, os pit-dog’s são uma tradição do goianos. “É mais do que um local que oferece uma comida de qualidade a um preço acessível. É também um lugar onde a família se encontra, onde amigos se reúnem para confraternizar, bater um bom papo, se divertir e fortalecer os laços afetivos”.
Hoje, são 1.602 pit-dog’s em Goiânia e mais de 2.500 no estado de Goiás registrados no Sindicato de Proprietários de Pit-Dog’s em Goiânia (Sinopitdog). A parlamentar prossegue ao relembrar a história das lanchonetes, que há mais de cinco décadas ocupam praças e avenidas. Segundo ela, a terminologia pit-dog foi reivindicada como uma invenção goiana. A petista defende que o objetivo é garantir o direito de milhares de cidadãos que tiram dos pit-dog’s o sustento de suas famílias, e, ainda, assegurar o lazer e o costume dos goianienses, ao regulamentar o tombamento dos estabelecimentos em Goiás.
Deixar uma Resposta