A ambliopia é uma alteração da visão central que ocorre pela falta de estimulação das células cerebrais relacionadas com o olho e que se desenvolvem na infância
Engajada com o setor público e privado de ensino a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresenta mais uma proposta para garantir segurança social e saúde visual da comunidade escolar. Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), desta quarta-feira, 28, a parlamentar apresentou um projeto de lei que determina a obrigatoriedade da realização do teste de acuidade visual nas escolas de ensino fundamental públicas e privadas de Goiás, visando a prevenção da ambliopia.
De acordo com o texto do projeto, o teste deve ser realizado anualmente, em todas as crianças matriculadas, e poderá ser realizado pelos professores, médico oftalmologista ou ainda por uma empresa especializada em triagem oftalmológica, a depender do critério adotado pela direção da instituição.
A ambliopia é uma alteração da visão central que ocorre pela falta de estimulação das células cerebrais relacionadas com o olho e que se desenvolvem na infância. São muitas as causas que podem produzir a disfunção, que acontece quando, por alguma razão, o olho não consegue melhorar a visão mesmo usando a correção (óculos). A ambliopia é detectada quando se identifica uma diferença de visão entre os dois olhos.
A situação mais perigosa ocorre quando um dos olhos tem visão normal e o outro não. Neste caso, a criança não vai mostrar dificuldade visual no seu dia a dia e somente um teste de acuidade vai detectar o problema.
Para reverter essa situação, a criança necessita de diagnóstico precoce e de tratamento imediato com tampão. “Para que a ambliopia não ocorra, é necessário eliminar a competição entre os olhos, mas é tão importante quanto à prevenção desta alteração. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o resultado alcançado. É fundamental que os pais e educadores saibam a importância de se prevenir a ambliopia o mais rápido possível, pois, após os seis ou sete anos de idade, é perdida a oportunidade de cura”, destaca Bia.
Deixar uma Resposta