Empresa desenvolve projeto de aprimoramento desses estudantes
Importante para o crescimento profissional de jovens talentos em início de carreira, o estágio é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Quando as empresas ofertam vagas de estágio, possibilitam que estudantes coloquem em prática conhecimento e técnicas adquiridas durante o ensino superior ou profissional.
De acordo com o portal Empregos.com.br, para este ano há 22 mil oportunidades para estudantes de níveis superior, médio e técnico em todo o país — um crescimento de 175% na oferta em relação ao mesmo período de 2022, quando havia oito mil chances de estágio abertas.
E por isso, a GSA Alimentos, indústria em Aparecida de Goiânia, conta com 20 estagiários no seu quadro. Esses estudantes estão presentes em vários departamentos, desde a logística, indústria, entre outros. E para aprimorar esses estudantes, a empresa desenvolve o Programa de Estágio GSA, que visa apoiar o crescimento e aperfeiçoamento profissional destes, aumentando as possibilidades de efetivação na empresa. O programa também tem como objetivo favorecer a formação e a qualificação dos futuros profissionais, identificar novos talentos, contribuindo para que eles desenvolvam suas potencialidades e competências e, consequentemente, suas carreiras.
Segundo a analista de Recursos Humanos da GSA Alimentos, Raynara Almeida, o Programa ainda é um piloto e não tem um cronograma engessado e prevê “arejar o ambiente, promovendo a diversidade e a troca de vivências entre profissionais mais experientes e jovens em busca de inserção no mercado de trabalho.”
A estrutura
A empresa investe em palestras, treinamentos, rodas de conversas e avaliações com o foco de proporcionar meios para que o estagiário consiga desenvolver um projeto focado em pontos de melhoria na empresa, utilizando – se de ferramentas como a Análise Swot, apresentação do plano de ação e resultados obtidos.
Para isso, inicialmente, o Recursos Humanos identifica as habilidades de cada estagiário junto ao gestor direto. Em seguida, cada um deve procurar um mentor, isto é, um profissional contratado da empresa, para começar o acompanhamento de desenvolvimento individual para a construção do seu projeto de melhoria.
No final do programa, o estagiário que apresentar o melhor projeto será premiado. Ele poderá escolher entre uma viagem para o Chile com acompanhante, um notebook de última geração ou um curso de atualização na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A estagiária do RH, Sâmara Aires Pinheiro, de 21 anos, é estudante do 7º período de psicologia, afirma que o projeto gerou boas expectativas em toda a equipe de estagiários da empresa. “O projeto nos permite conhecer melhor a empresa e ter um lugar de fala”, pontua. A jovem entrou na GSA Alimentos em fevereiro deste ano, mas já está analisando o projeto que pode desenvolver. “Vou escolher como mentor o profissional que mais alinhar com a minha proposta”, revela.
Sobre a GSA | #JeitoGSAdeser
Especializada na fabricação de macarrão instantâneo, refrescos em pó, salgadinhos, mistura para sopão, pipoca para micro-ondas e misturas para bolo.
Fundada em 1984, a GSA é administrada por Sandro Marques Scodro. Neste período, a empresa cresceu e adquiriu novas marcas e produtos. A GSA é responsável pelos produtos das marcas Refreskant, Sandella, Velly, Produtos Paulista, Icebel, Yolle, Sanditos, SanChips e Dona Raiz.
Mais: www.grupogsa.com.br
Deixar uma Resposta