Prefeitura já realizou intervenções em 63 dos 99 pontos de alagamentos

Prefeito Rogério Cruz destaca que já foram realizadas intervenções em 63 dos 99 pontos de alagamentos identificados no início da gestão: "Compromisso com Goiânia"

Projetos fazem parte do programa Goiânia Adiante, e contemplam ampliação da rede de drenagem e reconstrução asfáltica das vias afetadas pelas obras, nas adjacências da Avenida H e da Avenida E, no Jardim Goiás. “Nosso compromisso é com a cidade, com as pessoas, e com Goiânia”, diz prefeito

O prefeito Rogério Cruz destacou que a administração municipal já realizou intervenções em 63 dos 99 pontos de alagamento identificados na cidade no início da gestão. A declaração ocorreu durante o lançamento do edital de licitação de obras de drenagem no Jardim Goiás, no início da tarde desta segunda-feira (20/03), na sede do Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/GO).

“Dos 99 pontos de alagamentos que encontramos, já realizamos intervenções em 63. O nosso compromisso agora é estender os trabalhos para onde existe um maior fluxo de pessoas, como o Jardim Goiás”, disse. O prefeito afirmou que tais obras “são extremamente necessárias para a cidade, ainda que intervenções subterrâneas não sejam tão lembradas pela população”. “Nosso compromisso é com a cidade, com as pessoas, é com Goiânia”, ressaltou.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, destacou que “Goiânia enfrenta problemas de drenagem há décadas”, e elogiou a decisão de Rogério Cruz “de encarar o desafio”. “Nós estamos falando de uma capital de 89 anos que não tem um Plano Diretor de Drenagem Urbana (PPDU) que contemple toda a cidade. O prefeito Rogério Cruz determinou que nós entreguemos um plano que talvez seja um dos mais modernos do país, que seja um norteador para os próximos anos”, disse.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/GO), Luiz Pereira, revelou que manifestou, durante reunião do prefeito com o Fórum Empresarial, a necessidade de uma solução para o problema, e que agora “está muito feliz com o lançamento da obra”. “Esse viaduto é um problema antigo, já causou muito prejuízo aos proprietários de veículos. Agora, colocamos um grafite no nosso mural para comemorar o lançamento da obra”, afirmou.

O líder do prefeito na Câmara, Anselmo Pereira, ressaltou, em referência à fala do presidente da OCB, a postura de Rogério Cruz de manter o diálogo aberto, tanto com vereadores como com a sociedade civil organizada. “O prefeito inovou na forma como dialoga com as pessoas e entidades, como ouve e como toma providência”, disse.

Projeto
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) elaborou projeto que visa drenar a água da chuva e evitar alagamentos na Avenida H, como o que ocorre no viaduto próximo a shopping da capital. A obra começa na própria Avenida H, sob a Avenida Jamel Cecílio, passando pelas ruas 14, 12-A e Rua 1, no Jardim Goiás, seguindo até o Córrego Botafogo. Toda a rede de drenagem será substituída, e o asfalto refeito em seguida nestes locais.

Ao todo, serão construídos 2.155,64 metros lineares de galerias de águas pluviais e 6.801,71 metros quadrados de asfalto. A obra, realizada com recursos próprios da Prefeitura de Goiânia, apresenta custo final de R$ 4.818.613,87 e está inclusa no Programa Goiânia Adiante, que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão em infraestrutura, saúde e educação. Segundo o cronograma da Seinfra, o prazo de execução é de 120 dias.

Avenida E
Durante o evento, foi lançado edital de licitação da ampliação da rede de drenagem e pavimentação de outras 10 ruas do Jardim Goiás: 15, 55, 56, 61, 58, 54, 62, 53, 59 e a Avenida E. A empresa que vencer a licitação construirá 2,7 quilômetros de galerias pluviais, com tubulações que variam de 40 milímetros a 150 milímetros. Construirá, também, 20 poços de visita e 112 bocas de lobo. De acordo com a Seinfra, o cronograma estabelece prazo de 180 dias para a empresa finalizar as obras.

Participaram da solenidade os secretários municipais Valfran de Sousa (Planejamento Urbano e Habitação), Realle Pallazo (Comunicação), Hemmanoel Feitosa (Inovação, Ciência e Tecnologia), a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, além dos vereadores da capital, Pedro Azulão, Leandro Sena e Denício Trindade.