“Rotatórias funcionam como um cruzamento com um grande canteiro central, onde os carros podem circular por ele com maior segurança. Além de contribuir para a redução da velocidade e reordenamento nas vias, esses dispositivos têm baixo custo e basicamente dependem de sinalização horizontal e vertical”, diz o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), implanta duas rotatórias, uma na Rua 2 com a Rua 5 e outra na Rua 3 com a Rua 4, no Setor Oeste, Região Central da Capital. O projeto que conta com faixas de retenção está sendo concluído nesta semana com a colocação dos tachões.
O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia explica que nos locais têm acontecido acidentes por desrespeito à sinalização viária. “As rotatórias, além de contribuírem para a redução da velocidade e reordenamento nas vias, são dispositivos de baixo custo e basicamente dependem de sinalização horizontal e vertical”, diz.
Sobre a travessia de pedestres, Marcelo destaca que os cruzamentos não tinham faixa de pedestre devido à configuração dos locais. “Em cruzamentos onde há rotatórias, não há possibilidade de realizar a implantação devido à dinâmica do trânsito não viabilizar a travessia segura para o pedestre”, explica.
Preferência
De acordo com o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, no caso de rotatória, tem preferência o condutor que estiver circulando por ela, ou seja, os demais condutores devem respeitar a preferência de quem já está na rótula, independentemente do tipo de veículo. “É importante que os condutores fiquem atentos e respeitem a sinalização viária para evitar acidentes”, finaliza.
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