Melhorias seguem determinação do prefeito Rogério para que Mobilidade destrave o trânsito em pontos estratégicos sem deixar de priorizar os mais frágeis
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), executou 11 projetos de melhorias na fluidez do trânsito, incluindo a implantação de 46 semáforos, retiradas do terceiro tempo semafórico, instalação de botoeiras sonoras em 42 bairros, e placas de orientação de videomonitoramento em diversos setores, dentre eles, Conjunto Vera Cruz II, Vila Pedroso, Capuava, Alto da Glória, Parque Amazonas, Novo Horizonte e Jardim Pompéia.
O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, afirma que a pasta realizou um constante trabalho de ordenamento viário na Capital em 2023 e trabalhou em projetos com objetivo de desafogar o trânsito e promover mais segurança para os condutores e pedestres que transitam nas vias públicas.
“Os engenheiros de trânsito desenvolveram e executaram 11 projetos, incluindo a implantação de novos semáforos, retirada do terceiro tempo semafórico que levou mais fluidez ao trânsito e mais segurança para o condutor e pedestre, que transita pelo Jardim Novo Mundo, corredor da Avenida T-7, Bairro Alto da Glória, Vila Redenção e Setor Negrão de Lima”, assinala o titular da Mobilidade.
A Mobilidade aponta que o prefeito Rogério determinou que fossem realizados estudos e executadas melhorias para destravar o trânsito em pontos estratégicos sem deixar de priorizar os mais frágeis. “Por isso, nossa equipe semáforica criou novos tempos que possibilitassem aos pedestres a transposição da via com segurança”, pontua Marcelo Torrubia.
Recentemente, a equipe semáforica da Mobilidade colocou em operação semáforos de oito cruzamentos do Consórcio BRT Norte/Sul no entorno da Praça Cívica. “Isso significa ação protetiva aos atores mais vulneráveis no trânsito, além de pensar o espaço público não somente para veículos, mas fazer de forma segura a interação entre veículos e pessoas”, explica Torrubia.
Além da implantação das placas de orientação (Atenção Fiscalização por Videomonitoramento) nas regiões Leste, Sul, Norte, Noroeste, Sudeste e Central, a pasta destaca a atuação em dias de fortes chuvas que impactaram diretamente no funcionamento dos semáforos, principalmente por falta de energia elétrica.
“Em algumas situações tivemos que trocar controladores, sincronizar manualmente o tempo semafórico de diversos pontos, e tivemos sucesso graças ao empenho e agilidade das equipes que estiveram nas ruas para solucionar os problemas”, lembra Marcelo.
O próximo passo será a implantação de 58 sensores de vídeo detecção na Capital nas próximas semanas. O trabalho já começou internamente com a programação, e após essa etapa os equipamentos vão compor o parque semafórico do município. “Temos muito trabalho para 2024 e todos já estão empenhados em novos projetos”, finaliza o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
Deixar uma Resposta