Prefeitura elabora plano de acompanhamento da vazão do Meia Ponte

Acompanhamento irá verificar a vazão e permitir que medidas possam ser adotadas com antecedência para evitar o desabastecimento

Após visita à captação do manancial, no Bairro Floresta, prefeitura irá acompanhar situação durante o período de estiagem

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação de Goiânia (AR), acompanhou, nesta quinta-feira (23/5), gestores da Gerência de Saneamento da Agência Goiana de Regulação (AGR) em uma visita à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Meia Ponte para acompanhar a vazão do manancial neste início do período de estiagem. O município e a AGR são responsáveis pela regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico na capital.

A equipe da AR definirá nos próximos dias um plano de ações futuras para acompanhar a situação da vazão do Meia Ponte, provavelmente com visitas periódicas e análises dos dados obtidos na sala de situação.

Durante a visita, as equipes da AR e da Gerência de Saneamento da Agência Goiana de Regulação (AGR) estiveram na captação e também na ETA, onde passaram pelo laboratório de análise da qualidade da água, verificaram a infraestrutura para o tratamento da água e a galeria dos filtros. Diariamente, as duas agências fazem o monitoramento dos dados do sistema Meia Ponte a partir da sala de situação da própria prestadora, a Saneamento de Goiás S/A (Saneago), e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Participaram da visita informal ao Meia Ponte o presidente da AR, Hudson Novais, a diretora de Fiscalização, Renata Bernardes, e o gerente de Fiscalização, Arlen Menezes. Pela AGR acompanharam a visita a bióloga Alessandra Francisca dos Santos, o gestor de Recursos Naturais, Cláudio Rodrigues, e as estagiárias Lauren Cristina Vilanova (Biologia) e Isabela Rabelo Vieira (Engenharia Civil).