Seminário de abertura ocorre nesta terça-feira (7/5) na Alego e conta com a presença da secretária municipal de Educação, Millene Baldy, delegados, diretores de unidades educacionais, conselheiros tutelares e parlamentares
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nesta terça-feira (7/5), às 8h30, o seminário de abertura e lançamento do curso “Enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes: prevenção, identificação e notificação no ambiente educacional”, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
O lançamento do curso ocorre no Maio Laranja, mês que marca o enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa tem como parceiros a Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) e a Alego. Participam do seminário a secretária municipal de Educação, Millene Baldy, apoios pedagógicos da SME, diretores e representantes de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Também estarão presentes o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, André Ganga, o delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia, Henrique Wilson Ferreira de Oliveira, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e parlamentares.
Na ocasião, serão realizadas duas palestras, a primeira com a professora pesquisadora e Dra em psicologia pela PUC-GO, Iohana Almeida Fernandes, com o tema “Violências contra crianças e adolescentes: o que as pesquisas apontam?”. A segunda palestra será do promotor de Justiça Dr Pedro Florentino do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que abordará sobre “O papel do Ministério Público no enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes”.
Curso
Serão oferecidas 7 mil vagas para o curso “Enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes: prevenção, identificação e notificação no ambiente educacional”. É voltado para todos os profissionais da rede municipal de Educação de Goiânia, desde servidores a professores. Os profissionais interessados já podem se inscrever a partir desta terça-feira (7/5) no site da SME Goiânia (sme.goiania.go.gov.br), na aba formação.
Totalmente on-line e gratuita, a formação ocorre de maio a novembro, com vídeos, material de apoio e atividades avaliativas. Os cursistas terão acesso a 19 vídeos gravados com especialistas renomados que abordam sobre as violências, seus impactos e o que fazer quando há suspeita de violência contra crianças e adolescentes.
O objetivo do curso é promover uma discussão ampla sobre o assunto e fortalecer uma rede de proteção às vítimas de violência. De acordo com Elias Democh, coordenador da Gerência de Formação dos Profissionais da SME, a capacitação vai possibilitar aos profissionais conhecimentos e estratégias para identificar, notificar e prevenir as situações de violência contra crianças e adolescentes. “A escola integra a rede de proteção e precisa se constituir como um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes”, ressalta.
Deixar uma Resposta