Além de debates sobre a área cultural do município, a conferência promove a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural, responsável por acompanhar as ações culturais, formalizar propostas, promover o desenvolvimento da cultura local
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura, realiza no próximo dia 8 de outubro a Pré-Conferência Municipal de Cultura. O evento voltado para artistas, produtores culturais e fazedores de cultura de todos os segmentos promove palestras, apresentações e a eleição do Conselho Municipal de Política Cultura de Aparecida, responsável pela promoção e o desenvolvimento da cultura no município.
São seis cadeiras titulares, nomeadas pelo Executivo municipal e outras seis suplentes, eleitas por votação na pré-conferência. As inscrições para a eleição do Conselho podem ser feitas até dia 5 de outubro por meio do e-mail disponibilizado no Edital da Pré-Conferência ou presencialmente na Secretaria de Cultura.
O conselho tem como papel o planejamento da cultura municipal, atestar e fazer controle dos projetos propostos pela secretaria de Cultura. Além disso, visa promover o desenvolvimento cultural com a discussão sobre leis de incentivo às empresas para financiar produções culturais com incentivo fiscal dos impostos municipais e diversas outras pautas relacionadas aos segmentos culturais.
A pré-conferência também traz apresentações culturais e palestras sobre as leis de incentivo à cultura disponíveis para os artistas. Uma delas é a Lei Paulo Gustavo, que garante repasse financeiro de mais de R$ 4 milhões para produções audiovisuais e demais áreas da cultura de Aparecida. Para que este investimento seja feito com maior seguridade e de forma ampla, é necessário que o Conselho esteja posto e formado.
“Esse é um evento para todos os produtores de cultura da cidade, mesmo para aqueles que não pretendem fazer parte do Conselho. O encontro promove discussões sobre o incentivo à cultura, buscando formas de financiar as produções dos artistas aparecidenses e a socialização dos fazedores de cultura, o que fortalece toda a classe ”, explica o superintendente de cultura Weyder Moreira.
Durante a Conferência, os artesãos vão ter um espaço reservado para o cadastro da Carteira do Artesão. O documento permite a inscrição em feiras de artesanato nacionais e internacionais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade ao microcrédito dentre outros incentivos. A carteira não requer pagamento de anuidade ou taxa de adesão.
A pré-conferência do dia 8 acontece no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, das 8h às 17h. Além das ações que acontecem no palco, haverá a exposição de artesanato e artes visuais de artistas contemplados na Lei Aldir Blanc 2021. A votação para o Conselho acontece na parte da tarde e o resultado da eleição sai no mesmo dia. O Anfiteatro fica na Rua Louvre, no Setor Village Garavelo.
Deixar uma Resposta