Oportunidade de emprego provoca migração de jovens para capitais

Migração de cidade por falta de oportunidade é queixa comum no interior

Viagens e reuniões em diferentes regiões do Estado comprovam migração de jovens do interior para centros metropolitanos em busca de oportunidades de emprego. Esta é uma constatação do pré-candidato a governador de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), que tem viajado pelo interio de Goipas para conhecer de perto a reaidade e as demandas sociais no intuito de produzir um Plano de Governo eficiente e executável. “Desde que comecei a andar pelo Estado fica cada vez mais evidente a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Isso tem levado os jovens a migrarem de suas cidades em busca de emprego no grandes centros”, afirma Mendanha. 

De acordo com o pré-candidato, a prática é mais comum entre os jovens, que deixam o aconchego de casa em busca de uma vida melhor na capital ou cidade-polo. “Quem não conhece uma história assim?” questionou Mendanha, após ouvir os cidadãos reclamarem da falta de emprego na data marcante de 1⁰ de maio, dia do trabalhador. 

Para Gustavo, uma das formas de resolver esse problema, é garantir investimento do Estado em potencialidades locais como turismo, indústrias, mineração, agricultura, pesquisa e educaççao. Ele cita como exemplo, os números surpreendentes de Aparecida, que antes era cidade dormitório e hoje gera mais de 120 mil postos de trabalho e mais de 68 mil CNPJs ativos, graças ao foco nas atividades industriais, comércio e serviços. 

O assunto foi levantado durante visitas a municípios do Oeste goiano, quando o ex-prefeito foi questionamento sobre ações e medidas a serem tomadas à cerca da geração de emprego e renda para a população jovem no ceio de sua comunidade local. “Este é um ponto importante e necessário a ser discutido. E a população das cidades de Moiporá, Ivolândia e São Luís de Montes Belos, destacaram o assunto”, comentou Mendanha, durante reuniões programadas pelo ex-deputado federal, Jovair Arantes (Republicanos).

Durante uma das reuniões, Gustavo recebeu o abraço da Dona Helena do Carmo, de Moiporá, que andou 4 quilômetros para manifestar apoio ao “filho de Aparecida”, que tem levado esperança para quem pede por mudança no governo estadual. 

Em Ivolândia, 6 dos 9 vereadores receberam Mendanha para dialogar sobre os problemas que enfrentam e o que precisam para serem resolvidos, por parte do governo estadual. O pré-candidato agradeceu que os presentes tenham se disponibilizado a participar do momento em um domingo. 

Além de reunião com a população, o pré-candidato foi recebido por lideranças políticas e participou de um almoço ao lado de irmãos de fé evangélica. A surpresa do momento foi Gustavo cantar para a comunidade.