Secretário-executivo do Ministério de Relações Institucionais falou durante o BloombergNEF Summit New York 2023 sobre a volta do Brasil ao cenário mundial com foco na agenda ambiental
O secretário-executivo do Ministério de Relações Institucionais, o goiano Olavo Noleto, proferiu, nesta segunda-feira (24), uma palestra no BloombergNEF Summit New York 2023, o maior evento de transição energética do mundo, nos Estados Unidos. Durante a sua fala, Noleto falou sobre a reestruturação das políticas ambientais e energéticas pelo governo federal, e da importância da descarbonização da economia.
“O Brasil voltou. O presidente Lula deve em breve anunciar o seu plano de transição ecológica para o Brasil. Destaco aqui, a importância estratégica do tema e da descarbonização da economia, de construir modelos sustentáveis com base e bioeconomia e bioecologia, e a importância do pagamento dos serviços ambientais que vem sendo fortalecidos nos últimos anos e que, agora, entra na agenda prioritária do governo, que está neste momento reforçando o arcabouço constitucional, dentro desta seara.”, afirmou Olavo Noleto durante a sua palestra.
O BloombergNEF Summit New York 2023 desta segunda-feira até terça-feira (25), em um hotel em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento reúne especialistas dos seis continentes para debater as perspectivas econômicas e políticas do desenvolvimento econômico global, com foco na incentivo a energias limpas e na transição energética global.
“O governo Lula quer preparar o País para se tornar uma grande potência ambiental, a partir da criatividade da bioeconomia e dos empreendimentos da sociobiodiversidade, com foco na transição energética e ecológica em ações voltadas às comunidades, e à agropecuária e mineração sustentáveis”, explica o secretário-executivo da SRI.
Olavo Noleto cita como exemplos de medidas recentemente adotadas, logo nos primeiros dias do Governo, no sentido de recuperar, reorganizar e fortalecer os arcabouços institucionais relacionados ao meio ambiente e à mudança do clima, como a reorganização do Ministério do Meio Ambiente, que incluiu em seu nome a perspectiva da Mudança Climática. O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, coordenado pela SRI, foi recriado incluindo em seu próprio nome a palavra SUSTENTÁVEL, reafirmando o quanto a Agenda ambiental é considerada pilar para a formulação de políticas públicas no Brasil.
“A questão da sustentabilidade será tratada de forma transversal por todas as áreas do governo, e não apenas pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica o secretário, reportando a diversos programas e ações resgatados pelo Governo, bem como novas ações como o Plano de Transição Ecológica em elaboração pelo Ministério da Fazenda. Acrescenta, ainda, o importante papel da Petrobrás para a Agenda, ressaltando a expertise da empresa como fundamental para uma transição energética efetiva.
Noleto assevera, ainda, a responsabilidade do Brasil quanto à proteção do meio ambiente, e o compromisso em fazer nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor. “Não podemos falar em um país rico sem falar de políticas públicas voltadas para o nosso povo e a proteção do meio ambiente, esferas indissociáveis, na nossa concepção.
“Vale lembrar que o Brasil tem a maior reserva verde do mundo. O pagamento pelo serviço ambiental de proteção das florestas é algo que já está na pauta do governo há algum tempo, e que agora será reforçada.”, afirma Noleto.
Deixar uma Resposta