OCB debate Reforma Tributária com Vanderlan Cardoso, em Rio Verde

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos no Senado Federal, Vanderlan tem participado de diversos eventos para discutir o texto da Reforma Tributária

Nesta segunda-feira, 4, o município de Rio Verde será o palco de importantes discussões sobre a Reforma Tributária, com a presença do Senador Vanderlan Cardoso, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE. O evento, organizado pelo Sistema OCB/GO e o Fórum das Entidades Empresariais de Goiás, promoverá uma rodada de debates no Auditório do Senac Rio Verde com empreendedores e lideranças de várias partes do estado.

A iniciativa busca aprofundar o entendimento sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19, com especial enfoque nas correções de distorções que podem impactar o desenvolvimento econômico da indústria goiana, com foco no impacto que a Reforma poderá implicar a estados em ascensão, como Goiás e demais entes da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O evento contará com a participação de dirigentes de cooperativas, empresários e lideranças do setor, constituindo um fórum representativo e abrangente de diferentes vertentes da economia goiana. O Senador Vanderlan Cardoso conduzirá os debates, trazendo sua expertise no campo econômico e sua dedicação em assegurar um diálogo construtivo em torno da Reforma.

“Meu compromisso em provocar o debate e ouvir os mais diversos setores vem sendo cumprido. É importante essa disposição da OCB em promover esse evento e abrir espaço para que aconteça essa troca de experiências e, principalmente, para que possamos tirar dúvidas sobre o avanço do texto da Reforma Tributária no Senado Federal”, explicou Vanderlan.

O encontro está agendado para iniciar às 9h30 e se estenderá por toda a manhã. A presença do Senador Vanderlan visa não apenas promover esclarecimentos acerca da proposta, mas também fomentar discussões que possam contribuir para a construção de um sistema tributário mais equilibrado e favorável ao desenvolvimento regional. “Todas as sugestões que temos recebido nesses debates estão sendo consideradas e serão apresentadas para o relator da proposta, senador Eduardo Braga. Nosso posicionamento de que a PEC precisa ser melhor discutida no Senado, com mais espaço para a participação da sociedade organizada, está sendo colocada em prática. Então, essas reuniões são importantes e a OCB está de parabéns por nos dar a oportunidade de aprofundar esse debate”, disse o senador goiano.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/GO, Luiz Alberto Pereira, a intenção do encontro é fazer com que essa discussão rompa os limites da capital e região metropolitana de Goiânia. Ele aponta que é importante abrir espaço para que o tema possa ser debatido também no interior do estado. “Tenho notado que esse debate, em Goiás, está muito centrado na capital, por isso é preciso levá-lo para as principais cidades do interior. É importante essa conversa com o senador Vanderlan porque ele é uma das pessoas-chave do Congresso, como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A partir desses debates, ele pode se inteirar sobre a percepção do setor produtivo e colher algumas sugestões para a melhoria do texto, comentou Luís Alberto.

A realização deste evento em Rio Verde é parte de uma série de encontros que o Senador tem liderado em todo o Estado de Goiás. Já foram realizados três eventos similares, com edições anteriores ocorrendo na Fieg, LIDE Goiás e ACIEG. A presença e engajamento do Senador Vanderlan reforçam seu compromisso em ouvir e dialogar com as vozes da sociedade organizada, de maneira a moldar e aprimorar o texto da reforma, que impactará diretamente a vida econômica e social do país.

Nesse sentido, o evento em Rio Verde é uma oportunidade para que as demandas, propostas e preocupações do setor produtivo goiano sejam apresentadas e debatidas em um ambiente colaborativo e informativo. A discussão em torno da mudança na tributação no local de consumo, em vez do local de destino, bem como a preservação dos incentivos fiscais e da autonomia dos Estados e municípios, estará entre os pontos cruciais abordados durante os debates. “Nós já identificamos essa preocupação em relação à mudança na tributação, passando a taxar o consumo. Vamos avaliar os impactos dessa mudança em Goiás, que é naturalmente um estado produtor”, comentou Vanderlan.