A partir da observação das crianças e adolescentes em idade escolar, pais, responsáveis e educadores são capazes de identificar comportamentos que são suspeitos e tentar resolver o problema antes que ele se torne mais um caso de violência no ambiente escolar
O empresário e jornalista Alexandre Braga preparou um manual de observação para prevenção de violência em escolas. “Li muito sobre o assunto, conversei com especialistas e, devido aos diversos acontecimentos violentos ocorridos em escolas públicas e privadas em diversos locais do país, preparei um manual para observação dos pais, responsáveis e educadores”, disse.
Braga está preocupado, como qualquer outro pai, com a segurança no ambiente escolar. A partir da observação das crianças e adolescentes em idade escolar, pais, responsáveis e educadores são capazes de identificar comportamentos que são suspeitos e tentar resolver o problema antes que ele se torne mais um caso de violência no ambiente escolar.
Segundo ele, comportamentos de risco vão deste o agressivo ao de isolamento social da criança ou adolescente. Braga alerta que, caso seja observado qualquer comportamento de risco, a primeira medida deve ser o diálogo, com orientações sobre como a pessoa deve lidar com as emoções.
“É preciso estabelecer limites, procurar ajuda profissional, se for o caso, informar-se e se preparar para oferecer essa ajuda e, se nada disso puder evitar a ameaça de violência contra colegas e professores na escola, entrar em contato com as autoridades”, lembra.
O manual está disponível nas redes sociais e no site www.alexandrebraga.org
Deixar uma Resposta