Ipasgo é premiado no Programa Goiás Mais Transparente

Ipasgo é premiado por política de transparência

Troféus foram entregues no encerramento da Semana Internacional de Combate à Corrupção 2022, coordenada pela Controladoria-Geral do Estado

O acesso aos dados públicos gerados e mantidos pelo Instituto de Assistência dos Funcionários Públicos de Goiás (Ipasgo) levou a autarquia a conquistar nesta quinta-feira, 08, o prêmio selo Ouro do programa Goiás Mais Transparente. O troféu foi entregue ao presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, durante a solenidade de encerramento da Semana Internacional de Combate à Corrupção, coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Na quarta-feira, 07, o instituto já havia sido condecorado como órgão destaque em Compliance Público.

Dividido em três selos de excelência em transparência pública, ouro, prata e bronze, o programa utiliza como critérios de avaliação de conformidade as páginas de acesso à informação, sempre observando a legislação de transparência pertinente. Segundo a CGE, os portais da transparência dos órgãos da administração direta e indireta do governo estadual são avaliados todos os anos, visando garantir o acesso de todos os dados e números à população. “O Ipasgo tem apresentado uma evolução constante. Ele já era um órgão comprometido com a sistemática de transparência, foi 80% em 2020. Em 2021, alcançou patamares acima de 90% e neste ano foi agraciado com 100% de transparência”, explica o superintendente da CGE, Bruno Rolim.

A premiação aconteceu no auditório da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e foi promovida pela CGE e o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que unificaram indicadores para avaliar as transparências ativa e passiva das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades da estrutura de gestão do Governo de Goiás. “Os resultados do Ipasgo já começam a aparecer. Prova disso é esse selo ouro na transparência em 2022, mostrando que estamos no caminho certo”, pondera o presidente do Ipasgo, Vinícius Luz.

Destaque

Já a certificação como órgão destaque em Compliance aconteceu porque o Ipasgo teve em 2022 evolução considerada acima da média no que tange aos esforços em prol da implementação do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Para chegar a esse resultado, também alcançado pela Polícia Militar de Goiás (PMGO), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), foram avaliadas e medidas ações relativas à divulgação, ouvidoria, transparência, gestão de riscos, capacitação, interlocução com a alta gestão, atendimento às recomendações e gestão de projetos prioritários.

Além do Ipasgo, receberam troféus pelo bom desempenho em política de transparência  36 órgãos estaduais: Agência Brasil Central (ABC); Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Secretaria de Estado da Casa Civil; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO); Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP); Direção Geral Polícia Civil do Estado de Goiás (DGPC); Secretaria de Estado da Economia (SEE); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra); Goiás Previdência (GoiásPrev); Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg); Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE); PMGO; Secretaria de Estado da Administração (Sead); Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); Secretaria de Estado do Governo (Segov); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Governo de Goiás (Semad); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria-Geral da Governadoria (SGG); Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC); Secretaria de Segurança Pública (SSP); UEG; Vice-Governadoria; Agência Goiana de Habitação (Agehab); Saneamento de Goiás (Saneago); Companhia Celg de Participações (CelgPar); Goiás Telecom, GoiásFomento, Goiás Gás e Goiás Parcerias.