A cerimônia de lançamento da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ acontece nesta quinta-feira (8/08), a partir das 19h, no auditório Eurico Viana, da Câmara Municipal de Goiânia. O evento aberto para toda a comunidade contará com homenagens e apresentações artísticas
O lançamento da 29ª Parada LGBT+ tem o objetivo de mobilizar a sociedade em prol de uma articulação política na busca de melhorias para a comunidade LGBT+. O evento é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com outras ONGs e ativistas. Na oportunidade, serão homenageadas cerca de 15 pessoas, que começaram a construir o movimento social organizado em Goiás, em meados da década de 1990, além de outras pessoas que contribuíram ao longo destes trinta anos.
“Melhor idade LGBT: Respeite a minha história” é o tema da parada deste ano, que busca conscientizar sobre as demandas dessa parcela da comunidade. O tema foi escolhido de maneira coletiva entre os que promovem e apoiam a parada. Na concepção deles os direitos adquiridos que as novas gerações da comunidade LGBT+ usufruem é fruto das lutas e das conquistas dessa parcela, que hoje se vê idosa e muitas vezes desamparada.
De acordo com o fundador da PARADA-GO, Marcos Silvério o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas é um fato concreto e à medida que as pessoas estão vivendo mais, elas estão se deparando com uma série de desafios e necessidades como a implantação de políticas públicas efetivas de saúde, moradia e assistência social. “Também chama a atenção o aumento de crimes contra essas pessoas, o desrespeito em espaços públicos, a falta de opções de lazer e a solidão enfrentada, todas estas questões estão agravadas quando se trata de pessoas LGBT+”, completa.
Histórico
A PARADA-GO é uma ONG sediada em Goiânia, com foco na luta pelos Direitos Humanos e a Cidadania da população LGBT+ de Goiás. A instituição atua nos segmentos da saúde, cultura, assistência social e empreendedorismo. Ao longo de 15 anos de atividades, realizou 35 paradas do orgulho em mais de 10 cidades, participou de outras 11 paradas como parceira, realizou 36 edições do projeto cultural “Esquenta LGBT” e oito desfiles carnavalescos do “Bloco do Esquenta LGBT”. Além de ter sido indicada dez vezes ao prêmio “Oscar LGBT de Goiás”.
“Como militante, comecei a frequentar as reuniões da AGLT (Associação Goiana de Lésbicas e Transgêneros) no ano de 2001. Em 2005 participei do projeto Somos, como gogo boy, levando as paradas para cidades do interior como Anápolis, Ceres e Caldas Novas. Em 2006, coordenei a 10ª edição da parada de Goiânia. E, em 20 de julho de 2009 fundei a Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás (GLBT era a sigla da época), mais conhecida como PARADA-GO”, explica Marcos Silvério.
Deixar uma Resposta