HMAP Iris Rezende Machado é a maior homenagem ao meu pai, diz Ana Paula

Ana Paula, filha do ex-governador Iris Rezende Machado, recebeu com emoção a homenagem oferecida pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal que altera o nome do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) para HMAP Iris Rezende Machado.

Acompanhada pela mãe, a ex-deputada federal Dona Íris, ela relembrou dos feitos históricos do líder político, em Aparecida, e agradeceu pela “maior e mais importante homenagem”, como atribuiu em sua fala. 

O evento que marcou oficialmente a homenagem ocorreu nesta segunda-feira (28), no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro durante assinatura do termo de colaboração entre a Prefeitura de Aparecida e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para a gestão do HMAP Iris Rezende Machado.

Na ocasião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, entregou em nome da gestão Gustavo Mendanha uma placa com imagem da nova fachada do hospital e flores à família. 

Os feitos históricos de Iris Rezende, cuja marca era o cuidado com as pessoas, principalmente os mais humildes, foram lembrados, e, Ana Paula ressaltou a importância se fazer a boa política com zelo a coisa pública e amor ao próximo. “Levar adiante esse legado do meu pai é sobretudo mostrar às futuras gerações que a política feita com amor, valores morais e dedicação pode transformar a vida de milhões”, afirmou. 

O HMAP Iris Rezende é referência no atendimento à saúde, sendo esta a maior estrutura do centro-oeste, construído e gerido por uma prefeitura. E, agora, passa a contar com a gestão do Hospital Albert Einstein, referência internacional. A construção da unidade iniciou na gestão do então prefeito Maguito Vilela e foi entregue pelo prefeito Gustavo Mendanha, em 2019. 

“O Iris fez história em Goiás, fez história em Aparecida e em Goiânia. É um grande homenagem”, disse Dona Íris ressaltando o legado de Iris. 

Colocar o nome do ex-governador no hospital municipal foi uma iniciativa do prefeito Gustavo Mendanha, que cresceu ao lado de Iris Rezende e o vê como referência política. O prefeito justificou a homenagem pelas importantes contribuições deixadas por Iris para a sociedade. “Ao longo da história, seja como governador ou senador, ele contribuiu com obras ou recursos. Na minha vida, sempre o vi como um conselheiro, amigo do meu pai, e eu não poderia deixar de homenageá-lo como forma de reconhecer a liderança do Iris”, disse.

A trajetória de Iris com Aparecida começou ainda em 1963 no processo de emancipação política da cidade quando ele era deputado estadual. Depois Iris, colaborou com o desenvolvimento do município como ministro, governador e senador da República. “Como filiado ao MDB por 20 anos, vi meu pai, Léo Mendanha defender Iris e Maguito aqui em Aparecida e sei o quanto ambos foram importantes pra cidade”, lembrou o prefeito.