Hapvida usa musicoterapia para melhor desenvolvimento de prematuros

Em Goiânia, iniciativa acontece na UTI Neonatal do Hospital América

Presente em todas as regiões do Brasil, a Hapvida NotreDame intermédica realiza, desde 2014, o Momento Soninho, programa de acolhimento que une elementos terapêuticos para proporcionar um ambiente sereno e confortável para bebês prematuros recém-nascidos. A iniciativa acontece diariamente no Hospital América, em Goiânia, e em outras unidades em diferentes regiões. Além disso, está em processo de implementação em 62 UTIs Neonatais e Pediátricas da companhia. A ação aprimora o quadro de saúde e auxilia o ganho de peso dos pequeninos.

“Aproveitamos o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17/11, para reforçar essa importante iniciativa, que oferece um cenário ainda mais acolhedor para bebês recém-nascidos e suas famílias por meio de uma experiência de conforto, silêncio e tranquilidade”, informa a diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves.

A ação promove a redução de ruídos e a baixa da iluminação local. A estratégia, combinada ao efeito terapêutico da musicoterapia, proporciona um ambiente acolhedor e conciliador do sono, auxiliando, principalmente, o desenvolvimento de bebês prematuros.

Como funciona

A diretora médica explica a importância e o funcionamento do Momento Soninho nas unidades da maior operadora de saúde da América Latina. “Apesar de necessária para alguns recém-nascidos, a UTI tem barulhos e movimentações que podem ser bastante estimulantes para o bebê, causando estresse. Tendo isso em vista, o Momento Soninho foi pensado para proporcionar um momento com redução de ruídos, luminosidade e agitação, favorecendo o repouso”, reforça.

Para isso, as UTIs neonatais separam, todos os dias, um momento para o descanso dos recém-nascidos, com iluminação e playlist especiais. A movimentação na área é reduzida para que os bebês tenham esse tempo de conforto e, segundo Franciane, esse instante de tranquilidade tem influenciado positivamente os pequenos pacientes nas unidades.