Hapvida triplica número de exames de imagem com uso de Command Center

Hapvida triplica número de exames de imagem com uso de Command Center
Hapvida triplica número de exames de imagem com uso de Command Center

Hoje, são 16 estações de trabalho com controle de duas máquinas cada. A jornada do operador é de seis horas, mas os exames são realizados 24 horas

Na Hapvida NotreDame Intermédica exames de Ressonância Magnética e de Tomografia Computadorizada são realizados por meio de uma plataforma digital que combina robótica, hardware e software. Mais de uma dezena de biomédicos trabalham no Command Center da HNDI, localizado no Hospital Salvalus, e operam remotamente 25 equipamentos (15 RM e 10 TC) espalhados por 10 unidades na Grande São Paulo, além do maior complexo hospitalar da rede.

Hapvida triplica número de exames de imagem com uso de Command Center

“Em dois anos, realizamos mais de 473 mil exames. Com o auxílio da tecnologia e da inovação, triplicamos o número de atendimentos: passamos de 16 exames diários por operador para até 48. Oferecemos as melhores ferramentas de trabalho ao nosso colaborador e padronizamos protocolos, o que garantiu ainda mais qualidade e segurança ao paciente”, afirma Cidéria Costa, diretora executiva de Medicina Diagnóstica da Hapvida NotreDame Intermédica.

Hoje, são 16 estações de trabalho com controle de duas máquinas cada. A jornada do operador é de seis horas, mas os exames são realizados 24 horas, uma vez que há os eletivos, mas também os de urgência. A companhia tem ainda uma sala de controle em Ribeirão Preto para atender as cidades do interior paulista, com outros 10 equipamentos (4 RM e 6 TC). Nas cinco estações de trabalho foram realizados mais de 50 mil exames desde o início da operação.

Entre os procedimentos mais comuns, estão a ressonância de crânio, coluna lombar, joelho e ombro, além de tomografia de abdome total, tórax, crânio e coluna lombar.

A Ionic Health é a empresa detentora da tecnologia instalada no Command Center. Segundo o CEO José Leovigildo Coelho, a parceria trouxe uma melhora substancial nas operações de imagem e otimização do serviço de saúde.

Agilidade e qualidade no atendimento

Assim que chega à unidade, o beneficiário é recebido por um profissional de enfermagem, responsável por auxiliá-lo durante o exame e pela aplicação do contraste. À distância, o biomédico opera o equipamento e conversa com o paciente por meio de um sistema de áudio e monitoramento de vídeo. O profissional pode ainda trocar informações com a equipe na sala de exame por meio de um chat.

O biomédico é responsável por captar as imagens e analisá-las. Em caso de um achado crítico em exames de imagem de crânio, um alerta é emitido no sistema para o médico que acompanha o paciente e solicitou o exame para que ele seja convocado a comparecer ao médico o quanto antes.

“O programa Rádio Alerta foi criado com o objetivo de reduzir o tempo de retorno ao médico e, assim, salvarmos vidas. Quando são detectadas anomalias graves, o paciente é procurado imediatamente, mas sem alarde. Como a rede é integrada, os profissionais têm acesso ao prontuário eletrônico. Assim que entra na unidade, ele recebe um atendimento especializado e prioritário, com encaminhamento até para cirurgia, se for o caso”, conclui Cidéria Costa.