Gustavo Mendanha ouve demandas e propõe medidas para potencializar o agroturismo no Araguaia

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), passou o fim de semana no Vale do Araguaia e aproveitou a alta temporada na região para estreitar o contato e coletar demandas de moradores, pescadores e comerciantes locais. Apesar da agenda, Mendanha reservou um tempinho especial para aproveitar as belezas do Rio Araguaia ao lado da esposa, Mayara Mendanha, e doss filhos: Asafe, Luiza e Emanuel.

Em Aruanã, um dos principais municípios turísticos do Vale do Araguaia, Mendanha fez questão de conversar com trabalhadores informais que aproveitam a temporada para alavancar o orçamento mensal. O barqueiro, popularmente conhecido como André Cachorrão, reportou com fidelidade os problemas da região e os anseios da população. “De novembro a março fica tudo parado, o problema é que as contas continuam chegando. Além da temporada, não temos de onde tirar o sustento da família. Isso precisa mudar”, desabafou.

O ribeirinho destaca que o maior desafio da comunidade local é se recuperar da crise econômica e social ocasionada pelo fechamento total do comércio e da hotelaria durante a pandemia da Covid-19. “Por determinação do Estado, todos nós fomos forçados a ficar em casa. Isso comprometeu a renda e estabilidade da população. Vivemos do turismo e da pesca, uma das áreas mais afetadas pela pandemia”, comentou André.

Por essas e outras, Mendanha, reforça a necessidade da atuação efetiva do Poder Público com investimentos e ações direcionadas para explorar os potenciais locais, gerar emprego, renda e alavancar a economia local. “Precisamos entender os desafios e potenciais de cada município. É isso que a Secretaria de Integração irá fazer. A pasta buscará soluções para desenvolver os municípios, no caso de Aruanã e dessa região, vamos criar a independência para que outras atividades sejam fortalecidas durante todo o ano”, explica Mendanha, durante conversa com os moradores locais.