Governo quer restaurar distritos agroindustriais com apoio de prefeituras

O Governador Ronaldo Caiado (DEM), determinou à diretoria da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), que busque apoio de prefeituras para acelerar a recuperação dos parques agroindustriais por meio de isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) há 16 municípios da federação. De acordo com dados da Federação Goiana de Municípios (FGM), a Codego, o benefício já chegou há outras 21 cidades.

Com apoio da FGM a Codego objetiva acelerar melhorias estruturais e atrair novos investidores aos parques industriais goianos.

A isenção, segundo o vice-presidente da Codego, Nailton de Oliveira, capacita a companhia economicamente para reinvestir o recurso na industrialização de Goiás, ação determinada pelo governador Ronaldo Caiado. “A Codego é uma empresa que não visa lucro. A companhia e o Estado oferecem subsídios para que as empresas se instalem em nossos distritos”, informou o diretor.

Nailton disse que muitos desses parques não geram receita para a Codego apesar de demandarem recursos e investimentos. Por outro lado, afirma que os mesmos são fundamentais para a criação de emprego, renda e geração de impostos, que naturalmente, são revertidos em melhorias para o cidadão. “Alguns acham que a Codego sobrevive da venda de áreas, o que não é verdade. Grande parte de nossa renda vem do fornecimento de água e esgoto. Isso garante o mínimo de infraestrutura e melhorias cotidianas e novos investimentos”, destacou Nailton.

O presidente da FGM, José Cunha, destacou que a parceria é benéfica para todos, tendo em vista o poder de transformação da economia do município gerado por um distrito industrial. “Acreditamos que essa ação combate desigualdades regionais e gera benefícios aos municípios”, afirmou Cunha.

Incentivo

A Lei Nº 20.764, sancionada este ano pelo governador concede financiamento de 98% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às indústrias que tiveram projetos aprovados pela Comissão Executiva do Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento de Atividades Industriais (Funproduzir) nas regiões do Entorno do Distrito Federal, Norte e Nordeste Goiano. Ao todo, 64 municípios serão beneficiados com a medida.