Com quase 14 mil habitantes o município de Iaciara está localizado na região nordeste de Goiás, há 506 quilômetros de Goiânia. Com uma cultura influenciada por remanescentes de ex-escravos, a população mantém tradições de cultura baiana na culinária e nas manifestações culturais e religiosas como congadas, folia de Santos Reis, folia do Divino Espirito Santo, cantigas de roda, malhação do Judas, festas de rodeio e montarias.
Sua economia é voltada para a agropecuária, já que suas terras são consideradas umas melhores do país. A cidade surgiu em decorrência da busca por pastagens durante o ciclo da pecuária, tendo sido emancipada em 14 de novembro de 1958, desmembrando-se do município de Posse, Goiás. Passou pelo período de extrativismo vegetal, e hoje consolidou-se como grande produtor de gado bovino de corte, suprindo a demanda regional e exportando o excedente para os estados da Região Nordeste do Brasil. O setor de carvoaria ainda existe, porém mantém ativas aquelas autorizadas e regulamentadas.
Em 2020, Haicer Sebastião Pereira Lima/Mano (PL), foi reeleito prefeito de Iaciara, com 68,78% dos votos válidos, um total de 4.109 votos. Mano, no é conhecido na cidade, derrotou nas urnas, os adversários Margonzague Sampaio (PT) que ficou em segundo, com 24,96%, e Carlos César Batista de Souza (PRTB), com 6,26% dos votos válidos.
Nos dois primeiros anos de mandato, Mano tem cumprido seus compromissos de campanha nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, administrativo, esporte, cultura e lazer. Dentre as ações, destaque para o programa Goiás em Movimento, que disponibilizará R$ 1,5 milhão para realização de serviços de recapeamento asfáltico, drenagem e sinalização horizontal de malha viária urbana. O projeto está sendo desenvolvido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em parceria com a prefeitura municipal.
Deixar uma Resposta