A Entidade Centro De Cidadania Negra do Estado de Goiás – CENEG-Goiás, organização gestora do Programa CRJ-Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura- SECULT-Gyn, organizações sociais e coletivos culturais de várias regiões do nosso Estado, realizam nos próximos dias 1 e 2 de junho o 1º Festival de Solidariedade – Artes Urbanas e Cultura Popular.
O evento solidário em prol das famílias do Rio Grande do Sul-RS, comemora-se também o aniversario de 14 anos do resistente ponto de cultura CRJ. A programação começa às 18h no sábado e às 8h no domingo na sede social CENEG-Goiás. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
O Festival de Solidariedade vai reunir mostra de cultura popular e artes urbanas, rodas de conversa, shows, feira de economia criativa, lançamentos, homenagens, entrevistas em podcast ao vivo, além de celebrar a ancestralidade de uma comunidade historicamente excluída. CENEG-Goiás fica localizado na Av. Independência, nº 41, Setor Morais em Goiânia. Saiba mais no instagram @pontodeculturaCRJ, www.ceneggo.org.br ou pelo whatsapp (62) 98416-5395.
14 anos de resistência
O Programa CRJ foi criado por meio de uma ocupação cultural de um hotel abandonado em 2010 e, ao longo dos anos, se tornou um espaço democrático que acolhe todas as demandas da juventude, sobretudo as mais vulneráveis socialmente: LGBTQIAPN+, Comunidade negra, povos tradicionais e grupos periféricos.
O ponto de cultura trabalha com arte, cultura, prevenção às drogas e qualificação profissional, conta com parcerias institucionais com o Governo de Goiás/OVG, Governo Federal/MIC, Tribunal de Justiça-TJ/GO, Ministério Público do Trabalho-MPT/GO, Ministério Público de Goiás-MP/GO, Universidades entre outras.
A instituição oferece diversos cursos gratuitos para comunidade, produz mais de 100 jovens artistas no gênero de rap, trap e funk da grande Goiânia e, recentemente, se tornou uma Editora, com licença oficial para registrar obras musicais, literárias e distribuí-las para o Brasil e o mundo.
Deixar uma Resposta