Fazenda Nova: Pets são vacinados em dia D contra raiva animal

No último sábado, 8, a Prefeitura Municipal de Fazenda Nova promoveu o dia D da vacinação antirrábica para cães e gatos. Centenas de pets foram imunizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Os animais afetados pela raiva podem transmiti-la para os humanos, causando até a morte. Ela é uma doença infecciosa viral aguda que não tem cura e acomete mamíferos, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade.

O prefeito, Marcus Vinícius (Cidadania), lembra que a vacinação antirrábica de cães e gatos é a principal ação de proteção dos animais contra a raiva e consequentemente de proteção ao homem. “Nossa secretaria trabalha para garantir que todos os bichinhos de estimação sigam livres da doença, e a população aderiu bem à campanha”, disse Marcus.

A vacinação antirrábica de cães e gatos permanece sendo a principal ação de proteção dos animais contra a raiva e consequentemente de proteção ao homem. Não há registros de casos de raiva animal em Fazenda Nova. Porém, o chefe do executivo municipal ressalta: “Temos que ficar em alerta, pois a doença não é brincadeira tanto para os animais quanto para os humanos. Além disso, a busca pela vacina está baixa em todo o país”, afirmou o prefeito.

A vacina antirrábica está disponível para cães e gatos acima de três meses e não tem restrição para fêmeas prenhas ou cães idosos.