O ex-deputado federal, Roberto Balestra (PP), declara apoio incondicional, arregaça as mang as e promove um verdadeiro levante em defesa do nome da médica psiquiatra, ex-secretária de saúde e vice-prefeita de Inhumas, Fabianne Leão (PP). O nome de Fabianne foi indicado pelo decano da Câmara Federal, e ao aceitar o desafio, a médica passou a ser prioridade de Balestra para emplacar uma sucessão à sua altura em Brasília.
Questionado sobre o empenho em defender o nome de Fabianne Leão à Câmara Federal, Balestra destacou alguns critérios que o levaram a acreditar no potencial político de sua conterrânea. “Primeiro porque há alguns anos eu venho buscando alguém para dar continuidade à tradição política de Inhumas em Brasília. Segundo porque a Dra. Fabianne foi aclamada pela população inhumense para se candidatar à prefeita nas últimas eleições, mas por uma conjuntura partidária o Dr. João foi escolhido para encabeçar a chapa e ele a convidou para ser vice. Ela aceitou e vem desenvolvendo um excelente trabalho na prefeitura. Ela foi secretária de saúde e desenvolveu uma gestão com 100% de aprovação da população. Ela tem a consciência de que é possível fazer política de forma séria e honesta e a população precisa de representantes que falem em nome do povo e trabalhe pelo povo. A população quer ela em Brasília”, relavou Balestra.
Roberto Balestra está tão empenhado na campanha de sua indicada, que cedeu o seu número e seu slogan de campanha. “A Fabianne tem sensibilidade, é engajada, corajosa e carismática. Conquistou a população de Inhumas naturalmente, com seu trabalho como médica, como secretária e como vice-prefeita. E tenho certeza de que ela está pronta para assumir uma cadeira na Câmara Federal e dar seguimento ao trabalho que iniciei há três décadas”, afirmou.
“Aqueles que conhecem meu trabalho podem ter certeza de que ela será uma grande parlamentar porque acredito na construção de uma nova geração política. Hoje a política tem uma nova roupagem, novas ferramentas, novo momento e novos hábitos. Então ela será uma deputada atualizada e conectada às pessoas de forma simples, humilde e comprometida com o social e com o bem estar da sociedade”, destacou Balestra.
O compromisso social como profissional da saúde levou Fabianne a enfrentar novos desafios na vida pública e o apoio do secretariado, de grande maioria dos vereadores e de líderes políticos de renome em Inhumas, são fatores que encorajaram a jovem médica a vislumbrar a possibilidade de fazer desta campanha à Câmara Federal uma oportunidade de transformar a vida das pessoas. “Eu me sinto no dever de defender nossa região atendendo ao pedido do Balestra para não deixar morrer a tradição inhumense de ter um representante na Câmara Federal e dar seguimento ao trabalho iniciado pelo Roberto há 32 anos”, disse Fabianne.
A candidata diz ainda que o processo de construção da candidatura e da pré-campanha foi muito difícil. “Antes de abraçar a ideia eu resisti muito, ainda no processo de pré-campanha eu me senti insegura algumas vezes pelo pleito à Câmara Federal. Mas, eu não poderia me acovardar. Quanto mais a gente resiste a uma possibilidade, maior é a oportunidade de evolução. Foi por isso que aceitei o convite e o aval do Balestra em defesa do meu nome. Porque ele é muito sábio e conhecedor do cenário político”, afirmou a protegida de Roberto Balestra.
Uma de suas ações enquanto secretária de saúde, Fabiane ressalta que em 2016 o ex-ministro Ricardo Barros visitou Inhumas e conheceu o projeto idealizado por Fabianne para atendimentos de atenção primária no município de Inhumas. Inicialmente o programa recebeu incentivo por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal no valor de R$ 2 milhões para custeio do projeto piloto no bairro Teodoro Alves, que recebeu o nome de UBS Estendida, posteriormente aplicamos o projeto em outras duas unidades com atendimento das 7hs às 22 hs, sendo uma na Vila América e Vila Marize”, lembrou Fabianne.
A candidata destaque a visita do ex-ministro foi uma oportunidade de apresentar o projeto piloto que posteriormente foi aderido pelo Governo Federal que criou o programa “UBS Zero Hora” tendo como modelo a iniciativa da ex-secretária de saúde. “Fomos o primeiro município brasileiro a promover um atendimento estendido e o mesmo se tornou modelo para o Brasil”, relata Fabiane.
A candidata de Balestra diz que está preparada para este desafio e ressalta que a experiência vem com a prática diária da vida pública. “Estou preparada, mas tenho certeza que a experiência e atuação de um grande parlamentar depende dos desafios que enfrentamos diariamente. Quando a gente entra na vida pública entendemos o verdadeiro significado de servir ao próximo, que é a missão do representante público. E servir é minha especialidade, faço isso há 20 anos como médica”, pontua Fabianne.
“Acredito na política feita com responsabilidade, compromisso e construção da sociedade. A política é um instrumento de servir ao próximo e viver experiências de desenvolvimento social coletivo, especialmente no setor da saúde pública”, salienta Fabianne. A candidata diz ainda que um de seus principais compromissos públicos de campanha são projetos, ações e programas de atendimento a autistas, familiares e cuidadores. “Meu objetivo é criar ações e programas em benefícios a autistas. O governo precisa oferecer uma rede de apoio aos pais e cuidadores de autistas para que eles não fiquem impossibilitados de trabalhar e oferecer qualidade de vida à família. É preciso investir em apoio e tratamento multidisciplinar, criar centros interdisciplinar e multifatorial para cuidar dos autistas”, propõe Fabianne.
Além disso, a médica psicanalista ressalta a necessidade de potencializar as facilidades evolutivas de desenvolvimento do autista com atenção especial ao autista e à família que não sabe lhe dar com as intempéries do comportamento típico do autismo. “É preciso reconhecer as necessidades, capacitar profissionais e orientar familiares de forma continuada para garantir uma progressão de vida natural ao autista. Eles não podem ser tratados como doentes ou pessoas incapacitadas. São crianças especiais sim, mas podem se tornar adultos com vida e rotina adequada às suas necessidades de forma produtiva, progressiva e bem sucedida”, sustenta Dra. Fabianne Leão.
Outra proposta da candidata inhumense é a criação de centros regionais de reabilitação física, com os mesmos atendimentos oferecidos pelo CRER. “A ideia é criar micro unidades do CRER em todas as regiões do estado que não contam com atendimentos especializados em reabilitação. A ideia é pulverizar o acesso de pacientes a um tratamento efetivo, além de reduzir a fila de espera do CRER, aumentaríamos a efetividade do tratamento e da cura do paciente”, sugere Fabianne.
Ao ser questionada sobre a ousadia de pleitear uma cadeira na Câmara Federal com pouco tempo de vida pública, considerando que a primeira disputa nas urnas foi em 2019 como vice-prefeita, a apadrinhada de Balestra não titubiou ao afirmar que grandes nomes da política brasileira surgiram em meio a projetos ousados e visionários como o de Roberto Balestra, que depois de perder as eleições que tende a reproduzir a história de ascensão do ex-deputado Roberto Balestra, que iniciou sua trajetória na política como vice-prefeito de Inhumas em XXX (ANO) e perdeu. Dois anos depois, foi eleito deputado federal onde se reelegeu por 7 mandantos. “O Balestra é uma grande inspiração em todos os sentidos, inclusive na ousadia. Depois de perder as eleições numa chapa como vice-prefeito, ele se candidatou na próxima eleição e foi eleito deputado federal. Então, acho que ele viu em mim uma oportunidade de reescrever sua história com ousadia, coragem e determinação. As pessoas precisam de representantes visionários, ousados e comprometidos. E isso nós temos de sobra”, completou.
QUEM É FABIANNE?
Fabianne Leão é médica psiquiatra e homeopata, foi secretária de saúde, atualmente é vice-prefeita de Inhumas e candidata a deputada federal pelo Partido Progressista (PP). Além das atribuições como vice-prefeita, Fabianne segue atendendo pacientes de forma gratuita e voluntária em três unidades de saúde municipal e instituições não governamentais. “Há 10 anos eu atendo voluntariamente os pacientes do Lar de Jesus, na Vila Lucimar, na UBS do povoado de Santa Amália, no Centro Integrado do povoado de Serra Baixa e na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com atendimento à saúde do trabalhador considerando que a maioria dos servidores são homens e muitos deles nunca tinham consultado um médico antes de mim”, relatou a candidata.
Deixar uma Resposta