Ex-presidente Bolsonaro recebe título de cidadão goiano na Alego

Bolsonaro recebe título de cidadão goiano e se diz favorável à liberdade de imprensa e expressão

O ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro foi reconhecido como cidadão goiano nesta sexta-feira, 18, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A sessão solene extraordinária para conceder Título Honorífico de Cidadania Goiana a Bolsonaro foi fechada para convidados e autoridades políticas de direita. O título é uma propositura do ex-deputado Delegado Humberto Teófilo, aprovada em 2019 e foi entregue pelo deputado Fred Rodrigues (DC) que propôs a solenidade.

Ocupando a tribuna da direita, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), proferiu um discurso de resgate à trajetória de Jair Messias Bolsonaro na vida pública. “Bolsonaro, durante vários mandatos estivemos juntos na Câmara de Deputados. Fui líder do Governo na gestão de Bolsonaro. Essa concessão do título tem um relevância ímpar, é uma honraria que impõe mais deveres que direitos. Ao mesmo tempo que reconhecemos os serviços prestados de Bolsonaro, é porque eles realmente aconteceram. Hoje Goiás tem situação privilegiada no centro-oeste, graças à ferrovia Norte-Sul, determinada e construída na gestão de Bolsonaro e segue em construção desde Mara Rosa até o Porto de Ilhéus”, disse Caiado.

Em seu discurso, Jair Bolsonaro manteve seu discurso de oposição ao PT e, de forma desconexa, ressaltou o trabalho do governo Ronaldo Caiado, ao mesmo tempo que se declarou à favor da liberdade de imprensa e de expressão. “Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não vou ceder, porque acredito na luta pela liberdade de imprensa e de expressão. Não podemos admitir a censura no brasil. A liberdade não tem preço. E vocês da imprensa precisam se lembrar disso”, falou Jair.

O ex-presidente disse ainda que está momentaneamente afastado, mas que acredita no retorno de sua base aliada e apoiadores em 2026. “Estou momentaneamente afastado, mas quero dizer que enquanto chefe do executivo, contribui muito para a produção e desenvolvimento do agro. Diminui a carga tributária, a tarifa de exportação de jet sky, pneus e peças, além de zerar os impostos federais dos combustíveis”, comentou.

Em relação à reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, Bolsonaro fez a infeliz comparação envolvendo Caiado em sua fala. “Caiado, nós da velha guarda aprendemos com o painel. Ou seja, se o PT tá votando sim, vote não! Afinal de contas, se chocarmos ovos de urubu não vai nascer seriema. A reforma tributária é péssimas sobre vários aspectos e não pode ir pra frente. Se fosse deputado, votaria contra”, declarou.

O ex-deputado federal, Major Vitor Hugo, também foi homenageado e condecorado com a título de Cidadão Goiano. Além de Caiado, também marcaram presença na sessão especial, os deputados federais Professor Alcides, Gustavo Gayer, Magda Mofatto, Senador Wilder Morais, vereadores, prefeitos, ex-deputado e deputados estaduais apoiadores de Bolsonaro.

VITOR HUGO, ex-deputado federal

Agradeceu o reconhecimento do Parlamento goiano pelo título de cidadão goiano. “Cumprimentou Ronaldo Caiado e falou sobre a satisfação de Goiás ter o Governador mais bem avaliado do país. Torcemos pela sua projeção nacional e por novas conquistas e vitórias em sua vida pública”.

Parabenizou Bolsonaro, o qual se diz seu amigo pessoal e agradeceu pela oportunidade de receber o mesmo título ao lado de Bolsonaro.

CAIADO

Ocupando a tribuna da direita, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), proferiu um discurso histórico da trajetória de Jair Messias Bolsonaro. “Bolsonaro, durante vários mandatos estivemos juntos na Câmara de Deputados. Fui líder do Governo na gestão de Bolsonaro.

Essa concessão do título tem um relevância impar, é uma honraria que impõe mais deveres que direitos. Ao mesmo tempo que reconhecemos os serviços prestados de Bolsonaro, é porque eles realmente aconteceram. Hoje Goiás tem situação privilegiada no centro-oeste, graças à ferrovia Norte-Sul, determinada e construída na gestão de Bolsonaro e segue em construção desde Mara Rosa até o Porto de Ilhéus.

Quando assumi o Governo, só tínhamos UTI em Goiânia, Aparecida e Anápolis, e na sua gestão, expandimos nosso atendimento, com outros novos 7 hospitais de alta complexidade em todos o estado, com quase mil leitos de UTI. Além disso, o marco mais importe que é a educação, que é referência no País, com atendimento aos quase 500 mil alunos que são atendidos atualmente. Hoje, temos 76 colégios militares em Goiás, com primeira colocação no IDEB.

O título de cidadão goiano é merecidamente ofertado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Goiás hoje, é o 3 maior produtor de grãos, 2 maior produtor de carne e proteínas. O 2 no mundo em produção cobre e níquel, algo inédito em Minaçu e Catalão.

BOLSONARO

O carinho desse povo não tem preço. É um povo que aprendeu a amar seu pais nos últimos anos e a ter orgulho da bandeira verde e amarela.

Caiado, tenho acompanhado seu trabalho e os interesses do povo do seu estado.

O ambiente do agro é de progresso e orgulha a todos os brasileiros. Momentaneamente afastado, quero dizer que enquanto chefe do executivo, contribui muito para a produção e desenvolvimento do agro. Diminui a carga tributária, IPI em 1/3 de mais de 4 mil produtos, tarifa de exportação de jet sky, pneus, peças e zeramos os impostos federais dos combustíveis.

Nós da velha guarda aprendemos com o painel… se o PT tá votando sim, vote não. Afinal de contas, se chocarmos ovos de urubu não vai nascer seriema. A reforma tributária é péssimas sobre vários aspectos e não pode ir pra frente. Se fosse deputado, votaria contra.

Agradeço aos parlamentares que me ofertaram o títulos de cidadão goiano. Estou orgulhoso disso.

Não é fácil ser prefeito, governador, nem presidente da república. Por muitas vezes me perguntei: que crime eu cometi pra ser presidente da república?

Em 2026 teremos candidatos competitivos.

Nenhuma pessoa é o salvador da pátria no Brasil. Ao longo de 4 anos muitas sementes foram plantas no brasil. Se me enterrarem um dia, essas sementes serão competitivas para o futuro politico de nossa pátria.

Tive os 4 anos mais atribulados da história. A pandemia foi a pior fase, mas compramos vacina e entregamos, enfrentamos a maior crise hídrica dos últimos 40 anos. Enfrentamos uma guerra e negociamos com o presidente da Russia e garantimos o fornecimento de óleo diesel e fertilizantes.

Um governo que fez tudo pela sua pátria e foi muito bem relacionado com o mundo todo e trabalho por empreendedores.

Eu nunca olhei as cores partidárias dos prefeitos para investir nos municípios, diferentemente do que acontece hoje.

Com esse título, retorno feliz e orgulhoso para Brasília. Momentos difíceis estamos vivendo, mas a bíblia diz que precisamos continuar lutando pelo nosso povo.

Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não cedo, porque a luta pela liberdade de imprensa e de expressão, não podemos admitir a censura no brasil. A liberdade não tem preço…