Com pitadas de humor e neurociência, ele conta como superou as dificuldades e fez dos problemas oportunidades valiosas e lucro para suas empresas
Não, não é sobre crise econômica, política, administrativa, ambiental ou outra de ordem macro. O livro “Lucro na Crise”, do empresário, consultor de empresas, coach e palestrante internacional Cadú Moura é sobre as crises que todos nós enfrentamos em vários momentos das nossas vidas. A publicação, que acaba de entrar para o catálogo da Amazon na versão Kindle e para impressão on-demand, é como transformar as adversidades em impulso para crescer, realizar sonhos e gerar lucro. Para isso, ele usa como exemplo a sua própria vida. Com pitadas de humor, narra o que um menino pobre superou – e como – para tornar-se empresário aos 13 anos e a mudança de trajetória aos 16 anos, após levar um tiro que quase lhe tirou a vida.
“Aos 13 anos, vendi tudo o que um menino dessa idade tinha – incluindo uma bicicleta – para pagar um curso de informática. Ao final, emprestei dinheiro para comprar peças e montei um computador. Consegui cliente e fechei meu primeiro negócio, em dólar. Estava aberta a minha primeira empresa”, relata Cadú, ressaltando que foram muitas as dificuldades, mas seu sonho era maior. Para ele, quando o porquê é importante, o como aparece. Aos 16 anos, após se recuperar de um tiro sofrido no abdômen que lhe rendeu mais de 60 pontos, a batalha vencida foi não buscar justiça com as próprias mãos e seguir sua vida. Carismático e vendedor nato, mergulhou no mundo dos negócios e passou a também oferecer consultoria empresarial e a ministrar palestras.
Bem-humorado e inquieto por natureza, é criador do programa “Treinando Gigantes e Superando Limites”, já aplicado no Brasil, vários países da América Latina, Portugal e Japão. Nascido em São Paulo, mas radicado em Agudos (312 km de São Paulo), atualmente com 49 anos, Cadú é um empreendedor nas áreas de turismo, educação e alimentação. Durante a pandemia de Covid, na garagem de sua casa, fundou a Sabores do Nonno, uma empresa que produz e comercializa massas artesanais congeladas. O negócio rapidamente cresceu e virou franchising. Atualmente, tem 82 franquias espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás e Distrito Federal.
“A vida coloca todos nós à prova. As dificuldades, sejam de ordem profissional ou pessoal, ocorrem quando menos esperamos. O que precisamos é achar alternativas e agir”, afirma. E isso, acrescenta, vale tanto para a vida profissional – de empresário ou de funcionário -, quanto nas nossas relações interpessoais. “Todos nós temos tudo para dar certo, assim como para dar errado. Depende de como conduzimos a situação, se transformamos aquela dificuldade em impulso para crescer, em oportunidades, ou deixamos que ela nos limite”, explica.
Ao enfrentar uma crise, muitos desistem e declaram o fim. Mas outros persistem em seus sonhos e veem na dificuldade um novo começo, compara Cadú. “Eu sou o que persiste no sonho. E este livro, assim como minhas palestras e cursos, é para quem também quer persistir e realizar seus sonhos”, declara.
Inteligência e controle emocional
No livro, com prefácio assinado por Aldo Novak, especialista em coaching para negócios e porta-voz do livro “O Segredo” no Brasil, Cadú entremeia sua história de vida, analisando as decisões tomadas e relatando como foram decisivas para alcançar seus objetivos, com neurociência. Ele mostra como ter inteligência e controle emocional nas crises, apontando que as dificuldades podem ser grandes aliadas, serem transformadas em oportunidades. O resultado é uma lição para fazer da crise oportunidade de crescimento. “Na verdade, criei um método que já ajudou centenas de empresários a reprogramarem seus cérebros, o que possibilitou a eles atingirem resultados incríveis”, afirma.
“A mente humana tem o funcionamento semelhante ao de uma esponja cheia d’água. Algumas vezes, está encharcada com água limpa e pura, mas outras vezes está inundada por água suja. Não há problemas com isso, pois esse é um elemento da vida também. O grande problema consiste em deixar a esponja mental com mais água suja que limpa, inviabilizando uma mente saudável e impossibilitando seu portador de ser um vencedor. No livro, ensino como ter uma mente limpa para ser um vencedor”, finaliza.
Sete categorias
Já com três décadas de experiência como consultor empresarial especialista em vendas e comportamento humano, Cadú Moura vinha há tempos planejando escrever um livro. Em 2019, aproveitou o retorno de uma viagem ao Japão, onde aplicou o “Treinando Gigantes e Superando Limites”, para escrever “Lucro na Crise”, que agora chega à banca digital. O livro está no catálogo da Amazon listado em sete categorias: Administração, negócios e economia; Abrindo um negócio; Marketing; Finanças pessoais; Marketing e vendas; Autoajuda e Transformação pessoal.
Agora, o próximo passo será transformar o livro “Lucro na Crise” em palestra. Cadú conta que já está colocando essa ideia em prática e iniciando os agendamentos. Paralelamente, ele segue seus negócios em três áreas – educação, turismo e alimentação – e planeja seu próximo livro, que já tem inclusive título: “Da garagem ao Milhão”.
Serviço O livro “Lucro na Crise”, de Cadú Moura pela Editora Crie, está disponível na Amazon para Kindle e para impressão on-demand em encurtador.com.br/jmJP3
Deixar uma Resposta