De braços dados com Caiado, Mendanha pode ser prefeito de Goiânia

Daniel, Gustavo e Caiado após reunião que consolidou o retorno de Mendanha ao MDB e integração à base aliada do Governo

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo mendanha, anuncia retorno ao MDB para integrar base governista de Caiado e não esconde desejo de comandar a Prefeitura de Goiânia em 2024

O vice-governador do Estado, Daniel Vilela (MDB) tem demonstrado força política e estratégia política de reintegração partidária dentro do Governo. Por intermédio dele, o Governador Ronaldo Caiado (UB) e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (derrotado por Caiado nas eleições de 2022) selaram acordo de paz e voltaram e anunciaram reintegração de Mendanha ao MDB.

A reaproximação foi oficializada durante café da manhã na última terça-feira, 23, no Palácio das Esmeraldas, sede do Poder Executivo, na capital. No encontro, foram discutidos o papel de Mendanha na base governista e definições relacionadas à atuação dele nas eleições de 2024 e 2026.

Ao fim da reunião, Caiado falou à imprensa sobre a importância de aglutinar aliados políticos de peso à sua base e comemorou o retorno de Mendanha ao MDB. “Sabemos da sua liderança e sabemos do quanto é importante nós aglutinarmos pessoas dessa geração, que já tem experiência de gestão e que mostrou sua capacidade à frente da prefeitura de Aparecida de Goiânia. E agora, estamos aglutinando essas forças com o retorno dele a sua casa, a sua origem partidária. Isso faz que avancemos cada vez mais nas nossas composições nos 246 municípios goianos”, declarou Caiado entusiasmado ao lado de Mendanha e Daniel.

Além disso, o governador falou também da importância de avançar na construção da boa política para transformar Goiás em referência positiva no Cenário Nacional.

Com o regresso ao partido que o projetou para a política, Mendanha passa a integrar a base de apoio a Caiado, mas não assumirá cargo administrativo no Governo. De acordo com Caiado, ele terá a missão de aproximar a atual gestão com governos internacionais, a exemplo de Israel. “Ele prestigio muito grande com o Governo de Israel e já estamos trabalhando uma agenda para ir a Israel buscar experiências e novas parcerias. A exemplo do projeto do Vão do Paranã, (uma das regiões mais pobres do nosso estado), onde inicialmente, 150 famílias serão instaladas”, comentou o Governador.

O ex-prefeito reforçou a importância da conversa com o governador para que selasse sua volta ao MDB, e que o faz como um soldado, disposto a ajudar a legenda e, principalmente, colaborar para que Daniel se eleja governador do Estado nas eleições de 2026. Mendanha afirma ainda que mantém contato com o ex-embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, sobre esse projeto.

Mendanha afirma que o retorno ao MDB teve como principal peso de decisão sua amizade com Daniel Vilela. A reaproximação dos dois é o início da construção do papel que o vice-governador terá nas eleições de 2024 e 2026, quando Daniel deverá ser o candidato a Governador com o apoio de Caiado. O ex-prefeito disse ainda que tentará romper o impedimento legal para disputar a prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024.

“Eu sou de grupo, então se o grupo entender que meu nome é o melhor para disputar a prefeitura, é claro que eu estarei à disposição. Mas, eu chego como soldado para ajudar a construir e consolidar o que já tem sido feito pelo governador Ronaldo Caiado”, completou.

O ex-prefeito ressaltou a importância de retornar ao MDB e de compor a base governista. “Dado o vínculo com o MDB e com o Daniel e outros membros do partido, a toda trajetória e história do meu pai dentro do MDB, seu único partido, ao longo da vida pública. Eu retorno com alegria porque esse foi o partido que me elegeu duas vezes como vereador e duas vezes como prefeito. E, se for da vontade do Governador, temos condições de indicar outros nomes para compor sua base assim como eu”, enfatizou Mendanha.

O desejo de Caiado e de Daniel é que Gustavo Mendanha favoreça o acesso do Governo de Goiás às tecnologias da agricultura de precisão, reconhecida mundialmente pelo uso métodos avançados como irrigação por gotejamento, estufa e biodigestor para melhor aproveitamento de espaço e produção.

Vilela também comemorou o retorno do amigo ao MDB e disse que a filiação de Mendanha ocorrerá nos próximos dias. “Estamos aqui tentando unir as pessoas que são bem intencionadas, que tem projetos, serviços prestados, história e que querem continuar fazendo da política goiana uma referência nacional. Foi nesse sentido que eu e o Governador entendemos que era importante fazer com que o Gustavo reagrupasse conosco para integrar esse projeto político e administrativo do futuro do nosso Estado”, declarou Daniel Vilela.

PRIMEIRA MISSÃO – Próximo de lideranças políticas ligadas ao Governo de Israel, o ex-prefeito de Aparecida recebeu sua primeira missão após seu ingresso na base governista.

Um dos desejos do governador Ronaldo Caiado é a importação e posterior utilização dessas metodologias no projeto de fruticultura do Vão do Paranã, no Nordeste do Estado.

O trabalho, desenvolvido na região, busca construir uma nova fronteira agrícola, elevar a qualidade de vida de produtores que atuarão na região e incrementar os índices da economia e de bem-estar da população.

No segundo semestre deste ano, uma comitiva liderada por Caiado poderá ir até Israel para dialogar com ministros e, até mesmo, a possibilidade de um encontro formal com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“Isso seria realmente um grande feito para Goiás”, avaliou Mendanha. *Com informações do Portal Excelência Notícias/Niquelândia