Cidades do interior de Goiás recebe espetáculo cômico de acrobacias

Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, os municípios de Santa Rosa, Itaberaí, Inhumas, Damolândia e Itauçu receberão o espetáculo “Defloorislava Vai À Feira”, um espetáculo cômico de acrobacia cênica apresentados por dois artistas circenses, os palhaços Tostão e Leitão. As apresentações serão gratuitas e vão acontecer nas feiras livres dos municípios.

A turnê de “Defloorislava Vai À Feira” vai começar por Damolândia, no próximo dia 12 (sexta), a partir das 19h, na Feira próximo a Rodoviária. No dia 13 (sábado), o espetáculo segue para a cidade de Itauçu, a partir das 16h, e na cidade Santa Rosa, a partir das 19h, ambas na praça em frente a Igreja. Já no dia 14 (domingo), será a vez das cidades Itaberaí, a partir das 8h da manhã no centro de eventos, e Inhumas na feira do centro a partir das 10h.

O projeto também oferecerá como contrapartida social uma oficina lúdica com elementos circense para o público atendido pelo Centro De Atendimento Educacional Especializado Diurza Leão (para pessoas com deficiência), na cidade de Inhumas. O intuito desta atividade é oferecer gratuitamente um momento de lazer, atividade física e descontração às pessoas atendidas pelo espaço, além de proporcionar uma vivência lúdica com os artistas do espetáculo. A produção executiva do espetáculo é de Meraki Produção Cultural.

Sobre o espetáculo:

O número de acrobacia cômica “Defloorislava Vai À Feira” foi uns dos premiados do 9º Festival de Cenas Curtas, da Federação Goiana de Teatro e baseia-se na proposta de solidariedade, onde os dois palhaços que precisam trabalhar juntos, precisam de ajudar-se mutuamente para obter sucesso na realização da tarefa proposta.

O jogo cênico entre a dupla acontece de maneira natural e muito divertida, explorando as qualidades de cada um e ajudando na superação de seus próprios desafios para conseguirem desempenhar uma única tarefa: levantar uma escada sem pisar no chão, assim como no jogo “the floor is lava” (o chão é lava). Trata-se de uma divertida crítica ao trabalho alienado e alienante dos trabalhadores braçais que são muitas vezes invisíveis à maioria da sociedade.

Assista aqui o espetáculo: https://youtu.be/USHJXz6o_uY

Sobre Tostão e Leitão:

Essa dupla de palhaços trabalha em parceria há mais de 15 anos. Inicialmente integravam o Grupo Imagem (Cia teatral de pesquisa em palhaçaria), no qual, além de produções teatrais cômicas também participavam de produções dramáticas, tais como os clássicos de Shakespeare e Millor Fernandes. No entanto Tostão (Everaldo Miranda) e Leitão (João Leitão), decidiram formar uma dupla de palhaços com o viés da comicidade circense após finalizarem o curso de Circo no ITEGO em Artes Basileu França. Desde 2018 a dupla cria, pesquisa e produz cenas, espetáculos e números circenses em torno dessas duas personas histriônicas: Tostão e Leitão. Juntos já participaram de diversos eventos na área das artes circenses, tais como mostras, festivais nacionais e internacionais, convenções e outros. Além disso, apresentam-se profissionalmente e eventualmente palestram sobre o tema da palhaçaria cômica. Suas produções são caracterizadas pelas duas personagens cativantes, que não falam, se comunicam apenas por linguagens gestuais e sonoras (gramelô ou “blabação”). Eles utilizam-se de vários elementos circenses para subverter temas cotidianos em coreografias espetaculares recheadas de malabarismo, acrobacias e habilidades em aparelhos aéreos.