Chega ao fim a etapa do Claque Retomada Cultural na cidade de Goiás

Ao longo desses três dias, turistas e vilaboenses puderam acompanhar gratuitamente várias atividades artísticas

No último final de semana, a cidade de Goiás vivenciou uma verdadeira maratona artística. Em três dias, foram apresentadas mais de 70 atrações, entre peças de teatro, dança, shows, circo, artes visuais, audiovisual e intervenções urbanas. O projeto é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás).

O evento, que foi realizado de 3 a 5 de fevereiro, contou com uma estrutura no Mercado Municipal, além das várias intervenções que foram realizadas em locais estratégicos da cidade. Outro local que recebeu grande parte da programação foi o Cine Teatro São Joaquim.

Neste domingo (5), mantendo as tradições de Cora, a antiga Vila Boa foi tomada por poemas e poesias. A poetisa Maria Luiza, contemplada pelo edital, pôde percorrer as ruas da cidade recitando seus cordéis autorais. “Eu sempre gostei de escrever poesias. E somente agora, graças ao Claque, que consegui lançar meu primeiro trabalho impresso”, disse.

Para a criançada também não faltaram atrações, teve teatro, circo e dança. Com o espetáculo Bamboléro, atraindo a atenção de adultos e crianças, o palhaço Saracura do Brejo apresentou seu repertório de truques e manobras utilizando o tradicional bambolê.

Ysaias Cardoso, um dos bailarinos do espetáculo A cinco passos de, agradeceu ao incentivo proporcionado. “Estamos muito felizes de estarmos aqui no Claque Retomada Cultural. Agradecemos ao Governo de Goiás, Secretaria da Retomada e ao Sesc, por nos oportunizar esse espaço. O evento está fazendo com que a cultura seja distribuída, e mais pessoas estão tendo acesso”, expressa.

E foi ao som de moda de viola que iniciaram as apresentações no palco do Mercado. Paula de Paula e Chrys Pereira, conhecidas como Goiana e Minerinha, abriram as atrações musicais com o show Violeira. Logo após, foi a vez de Danilo Duarte e banda.

O grupo Gopop foi responsável por encerrar o Claque – Retomada Cultural na cidade de Goiás. Formado por Anderson Richards, Nila Branco e Marco Anttonini, o trio relembrou sucessos da música brasileira. Para Marco, o projeto Claque -Retomada Cultural veio para reafirmar a qualidade dos artistas goianos. “Existem vários artistas que precisam se expressar. E o Claque está fazendo isso, dando oportunidade e voz para diversas pessoas”, ressalta.

Interior goiano

Com mais uma etapa concluída, o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, pontuou sobre o sucesso que está sendo o projeto. “Finalizamos a quarta cidade do interior. É satisfatório ver que o projeto está conquistando as metas almejadas, que os goianos estão abraçando a causa e ajudando a realizar a maior retomada artística do estado de Goiás”, diz.

O diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, comentou sobre os próximos passos do projeto. “Como é bom ver a população engajada. Ficamos satisfeitos de estarmos cumprindo com a nossa missão de levar arte para todos os cantos de Goiás. A próxima cidade a receber o Claque será Jaraguá e, com certeza, vai ser sucesso”, comenta.

Para o secretário da Retomada, César Moura, levar o Claque Retomada Cultural a cidades do interior é mais uma oportunidade de reconhecer os talentos goianos e movimentar a economia. “Esta enorme maratona cultural permite que o público tenha acesso gratuito a diversas atrações, que o comércio local seja movimentado e que os artistas sejam reconhecidos e valorizados”, destaca.