CDTC define série de investimentos sob responsabilidade da Nova RMTC

Primeira reunião após a aprovação da Lei Complementar Estadual nº 187 deliberou sobre o novo formato de investimento que passa a ser instituído na Rede Metropolitana, e os principais pontos de avanço no sistema de transporte coletivo disponibilizado na região

A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) fez sua primeira reunião após a aprovação da Lei Complementar Estadual nº 187, de 6 de outubro de 2023, que autorizou a reorganização contratual, de investimentos e operacional da Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC), sendo um marco para a sua nova configuração. O texto legal colocou a CDTC como responsável pela delimitação de uma série de políticas públicas voltadas à reorganização do sistema, e que serão implementadas pelas empresas concessionárias que acabam de ter a renovação antecipada de seus contratos pelos próximos 25 anos (20 anos de renovação + cinco anos que faltam para o vencimento do primeiro contrato), com vistas a garantir a qualidade da prestação do serviço e sua constante modernização.

“Estamos dando mais um passo na reorganização e modernização do sistema de transporte coletivo da região metropolitana da capital, processo esse que vem sendo realizado desde a primeira gestão do governador Ronaldo Caiado. Com as deliberações adotadas hoje, estamos avançando na modernização da frota, da estrutura do Eixo Anhanguera, do BRT Norte Sul. São melhorias em todas as frentes, que buscam revolucionar o transporte que é oferecido para a região mais populosa do Estado”, avalia o presidente da CDTC, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Durante a reunião, foi deliberado que a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) será a responsável por promover os levantamentos e estudos econômicos, financeiros, jurídicos e técnicos, incluindo os projetos de engenharia, que são necessários para a implementação das iniciativas que integram a nova RMTC.

Investimentos

Durante a reunião foi deliberado que o Eixo Anhanguera e o BRT Norte Sul vão trabalhar com gestão compartilhada, ambos contemplando a eletrificação da frota. “Gradativamente, tanto o Eixo Anhanguera quanto o BRT Norte Sul vão receber frota 100% elétrica. Os primeiros seis veículos já foram adquiridos e vão começar a circular no Eixo Anhanguera a partir de fevereiro de 2024. Um segundo lote totalizando 80 veículos será entregue até Julho do próximo ano”, explicou Rocha Lima.

Também foi anunciada a revitalização de todos os três mil pontos e abrigos de ônibus existentes hoje no sistema e a construção de outros três mil pontos adicionais sendo implementados ao longo do próximo ano.

A renovação de 100% da frota será feita até janeiro de 2026, o que vai promover a renovação por veículos novos. “90% do nosso cronograma será executado até o final de 2024, ficando para o ano seguinte a ativação de novos produtos e a entrega do restante dos mil novos ônibus”, projetou Rocha Lima.

Os novos serviços estão sendo desenhados para permitir a integração do sistema como o City Bus 3.0; City Bike; City Escolar e o City Acessível.

Um novo plano operacional que contemple a revisão dos padrões de qualidade da prestação de serviço será desenhado, permitindo o redimensionamento da frota, em atendimento às necessidades e demandas atuais dos usuários.
Ações de segurança voltadas à integração dos órgãos responsáveis pelo policiamento das linhas, estações e pontos de parada também estão contempladas.

Na parte da tecnologia voltada ao usuário, está prevista a implantação do Super App da Mobilidade, contemplando a estruturação e implementação de um aplicativo que permita ao usuário acesso facilitado e integrado a ferramentas de roteirização, meios de pagamento, informações e suporte aos usuários.