Bia de Lima representa a classe trabalhadora durante PPA Participativo

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na sexta-feira, 16, da Plenária estadual do PPA Participativo – edição Goiás, evento do governo federal de participação social para a construção do Plano Plurianual 2024-2027. A reunião, que aconteceu no Anfiteatro Municipal de Aparecida de Goiânia, teve a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Presidente da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a deputada Bia de Lima representou a classe trabalhadora no evento e como proposta sugeriu a reestruturação do movimento sindical.

“Venho aqui trazendo a palavra da classe trabalhadora. A nossa proposta é para que seja pensada a reestruturação do movimento sindical. Agora é hora de fazer, mas que isso esteja no PPA. A reorganização das centrais sindicais, os sindicatos, com apoio e incentivo”, afirmou a parlamentar.

O evento, que foi organizado por movimentos sociais e teve representações de diversas entidades, tem como objetivo a apresentação e elaboração de propostas dos participantes, para o enriquecimento do debate para as prioridades do país, tornando o planejamento mais próximo das necessidades da população.

Ministros
Coordenadores do projeto, os ministros Simone Tebet e Márcio Macedo falaram sobre a importância e relevância da iniciativa. “É uma alegria e uma satisfação começar o PPA no Centro-Oeste por Goiás. Aqui é o único estado em que o evento não ocorre na Capital e sim, em Aparecida de Goiânia, terra de Maguito Vilela. Essa é uma demonstração e a cara do presidente Lula, que nos uniu em uma frente ampla, priorizando o direito dos cidadãos e da democracia”, disse a ministra Simone Tebet.

“Esse é o PPA mais participativo de toda história, por ter uma ferramenta digital. Será efetivamente com a participação popular e são essas propostas que vão direcionar o orçamento, em um ciclo muito interessante para o país”, completou ela.

Já o ministro Márcio Macêdo reforçou o compromisso do governo federal com a população. “O PPA é para ter uma efetiva participação popular. É um compromisso com o Brasil. Estamos fazendo a desobstrução dos canais de participação popular, que estiveram obstruídos nos últimos 4 anos, para a construção de um planejamento que tenha a realidade e a cara do povo brasileiro”, afirmou.

Brasil Participativo

A participação dos cidadãos na construção do PPA é fundamental para a garantia e a conquista de direitos. O programa tem três frentes: o Fórum Interconselhos – composto por entidades que vão avaliar e aprovar a proposta final do processo participativo; as plenárias estaduais – com participação popular; e a plataforma digital, onde cada cidadão pode priorizar até três propostas, bem como apresentar novas propostas para as políticas públicas do governo federal. O prazo para o envio das sugestões segue até o dia 10 de julho. Fique atento ao prazo e participe!