Olho: Arianne Cândido pontua a necessidade de um espaço especializado para acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
Matéria: Defensora das mães e da infância, Arianne Cândido, candidata a vereadora pelo União Brasil, propõe trazer o Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) para Goiânia que ganhou destaque em meio ao aumento preocupante dos casos de violência contra crianças e adolescentes na capital. Entre 2019 e 2023, foram registradas 22.567 notificações de vítimas de violência em Goiânia, desse total, 3.422 casos se referiam a violência sexual, com 2.542 dos registros envolvendo menores de 20 anos, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.
A proposta do CRAI visa unificar os serviços de apuração e atendimento às vítimas, evitando o deslocamento por diversas instituições e proporcionando um ambiente acolhedor. “É essencial que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a um atendimento que facilite a comunicação e a recuperação emocional. O centro irá concentrar todos os serviços necessários para um atendimento eficiente e digno”, afirma Arianne em entrevista à reportagem.
O modelo de atendimento já se mostrou eficaz no Rio Grande do Sul, onde são registrados cerca de 27 casos de violência contra crianças e adolescentes diariamente, com 25% deles de natureza sexual. Entre 2018 e 2020, o estado contabilizou 29.320 casos de violência, sendo 6.659 relacionados a abuso sexual, segundo dados do Ministério da Saúde. A experiência gaúcha serve como referência para a implementação do centro em Goiânia, que pode ajudar a reduzir esses números alarmantes na capital.
A proposta de Arianne, que concorre sob a legenda 44044, é um dos compromissos de sua campanha, que foca na proteção das crianças e adolescentes. “Precisamos agir agora, não apenas para cuidar das vítimas, mas também para prevenir novas situações de violência. É uma questão de responsabilidade social e moral”, conclui a candidata.
A iniciativa de Arianne Cândido promete ser um passo importante no fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes goianienses, contribuindo para um futuro mais seguro e acolhedor.
Deixar uma Resposta