O deputado estadual Amilton Filho (MDB) recebeu nesta terça-feira (1) o estudante anapolino Bruno Batista. Ele é estudante do 3º ano do ensino médio e foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos três anos de idade, nível 1 de suporte.
O jovem obteve 960 pontos na Redação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), modalidade que é uma das mais comentadas antes e depois da realização das provas, dada a variedade e possível complexidade do tema.
Num gesto de reconhecimento, Amilton Filho convidou o aluno para seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego): “Tenho orgulho e felicidade de estar com o Bruno, um jovem incrível, que se destacou em uma das provas mais disputadas do País, mostrando sua condição de portador de TEA não é um fator determinante para a vida dele nem de ninguém que seja autista”, disse o parlamentar.
Bruno, por sua vez, disse estar muito contente por ter sido reconhecido por Amilton Filho. “Mesmo que eu tenha obtido nota perto da máxima como treineiro, estou muito emocionado com o meu resultado e com a homenagem prestada. Espero que eu possa voltar a participar do Enem, desta vez como concorrente oficial a uma vaga em Medicina, podendo obter uma nota ainda melhor e receber nova homenagem através do um projeto de lei que reconhece os esforços dos autores das melhores redações. Quero estar entre eles!”, disse o adolescente.
Bruno se refere a um projeto de lei nº 4036/25, que está em tramitação na Alego e visa homenagear, anualmente, os 20 alunos que obtiverem as maiores notas no Enem, em ordem decrescente.
“Com este projeto, buscamos incentivar os estudantes a realizarem o Enem, mas também reconhecemos e fomentamos a dedicação e a conquista de resultados pelos alunos goianos”, explica Amilton Filho, que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Autista. O deputado finaliza salientando que o projeto enaltece a educação pública do Estado de Goiás.
Deixar uma Resposta