Alego divulga nota de repúdio a ataque sofrido por Renato de Castro

Jamil El Osni invadiu o gabinete do deputado em Goianésia, e disse que iria matar o deputado estadual Renato de Castro e sua família, além dos seus servidores

“Esse caso de agressão não apenas atinge o deputado Renato de Castro, sua família e assessores em vossas integridades física e moral, mas também representa uma escalada preocupante da violência política em nossa sociedade”, diz a nota

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás divulgou, na tarde de hoje, uma NOTA DE REPÚDIO ao ataque ocorrido na última quarta-feira, 29, no escritório político do deputado Renato de Castro (UB) localizado na cidade de Goiânia.

Na ocasião, um assessor da prefeitura do município invadiu o escritório e ameaçou o deputado Renato de Castro, o pai dele, Manoel Castro Arantes, a mãe, Lizeti Rodrigues de Menezes e Castro, e os assessores do parlamentar.

A nota, subscrita por todos os deputados da Mesa Diretora, lamenta o ocorrido e classifica a atitude como ato repugnante, covarde e inadmissível, além de reafirmar o compromisso com o ambiente democrático. “Esse caso de agressão não apenas atinge o deputado Renato de Castro, sua família e assessores em vossas integridades física e moral, mas também representa uma escalada preocupante da violência política em nossa sociedade”.

Na sessão ordinária dessa quinta-feira, 30, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), também expressou sua indignação com o que classificou de atentado. “Assim que tomei conhecimento, falei com o coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior, secretário de Assistência da Polícia Militar da Assembleia Legislativa. Já designamos a equipe da Polícia Militar da Assembleia Legislativa para acompanhar Vossa Excelência. Vossa Excelência tem todo nosso apoio, e nós vamos cobrar o rigor da lei nesse ato”, disse Bruno. Na tribuna, vários parlamentares manifestaram apoio ao deputado Renato de Castro.

Confira, na íntegra, a nota divulgada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás:

“A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás manifesta veementemente seu repúdio diante do lamentável episódio de violência perpetrado contra o ilustre deputado estadual Renato de Castro, seu pai, senhor Manoel Castro Arantes, sua mãe, senhora Lizeti Rodrigues de Menezes e Castro, e seus assessores. O ataque, ocorrido na tarde do dia 29 de novembro de 2023, nas dependências de seu escritório político, no município de Goianésia, é um ato repugnante, covarde, inadmissível e que repudiamos veementemente.

Este caso de agressão não apenas atinge o deputado Renato de Castro, sua família e assessores em vossas integridades física e moral, mas também representa uma escalada preocupante da violência política em nossa sociedade. O ambiente democrático exige o respeito à diversidade de opiniões e o diálogo construtivo, sendo inadmissível que atos de agressão e intolerância se sobreponham ao exercício legítimo da representação política.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e dos princípios que a fundamentam. Repudiamos todas as formas de violência e instamos as autoridades competentes a conduzirem uma investigação célere e rigorosa para identificar e punir os responsáveis por esse atentado.

Neste momento desafiador, expressamos nossa solidariedade ao deputado Renato de Castro e à sua família, reafirmando nosso comprometimento com a preservação dos valores democráticos, a manutenção da ordem, do direito e do respeito, e o repúdio a qualquer forma de violência política.

Que este episódio sirva como um alerta para a importância de fortalecermos os alicerces da democracia e promovermos um ambiente político baseado no respeito mútuo e na construção coletiva de soluções para os desafios que a sociedade goiana enfrenta”. *Com informações da Agência Assembleia de Notícias