Agronegócio: Tecnoshow lança Rota do Agro e Rio Verde se torna vitrine global

Agronegócio Tecnoshow lança Rota do Agro e Rio Verde se torna vitrine global Foto: Portal Sebrae

Com presença de 11 embaixadas internacionais, o projeto, que é uma iniciativa do Sebrae em parceria com Prefeitura Municipal, ganha projeção internacional com inovação e turismo tecnológico

A Rota do Agro, projeto que transforma Rio Verde, no Sudoeste Goiano, em um destino estratégico para o turismo agroindustrial e tecnológico, foi oficialmente lançada durante a Tecnoshow Comigo 2025, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país. O evento marcou um passo decisivo para consolidar o município como vitrine internacional de inovação no campo e atraiu olhares do mundo todo.

O destaque do lançamento foi o Diálogo com Embaixadas, uma ação estratégica realizada em parceria entre a Prefeitura de Rio Verde e o Sebrae Goiás, com foco em apresentar a Rota do Agro a representantes diplomáticos de 11 países: México, Belarus, Cabo Verde, China, Irã, Mianmar, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suriname e Timor-Leste.

Segundo Priscila Vilarinho, analista do Sebrae e gestora do projeto de Turismo da instituição, o lançamento na feira buscou gerar conexões internacionais e abrir portas para novos negócios. “Tivemos uma ação estratégica com a Prefeitura de Rio Verde aqui na Tecnoshow, que foi a apresentação oficial da Rota do Agro para os embaixadores visitantes. Na oportunidade, mostramos as visitas guiadas que compõem o roteiro, destacando toda a tecnologia desenvolvida aqui, seja na Universidade de Rio Verde (UniRV), seja no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que são referências em pesquisa e inovação para o agronegócio brasileiro”, explicou.

A Rota inclui um roteiro de turismo científico, educacional, de negócios e eventos, além de vivências em propriedades que adotam sistemas regenerativos, agroflorestais e de integração lavoura-pecuária. Com a chancela da Tecnoshow e o interesse de embaixadas de três continentes, a Rota do Agro se firma como um projeto transformador — conectando turismo, educação, inovação e desenvolvimento econômico. Um marco que posiciona Rio Verde não só como capital do agronegócio, mas também como um destino estratégico para o futuro do campo no Brasil e no mundo.