Alego recebe representante da embaixada chinesa para mostra sobre a relação de Goiás com a província de Hebei
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 9, a ministra conselheira da Embaixada da Républica Popular da China no Brasil, Shao Yingjun, para a abertura da exposição fotográfica “Hebei e Goiás: 25 anos de amizade”.
Além da ministra, que foi recebida pelo chefe do Poder Legislativo, Bruno Peixoto (UB), estavam presentes o deputado Mauro Rubem (PT); o chefe de gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás e representante do governador Ronaldo Caiado (UB), Giordano de Souza; o conselheiro especial e jurídico da Federação dos Chineses de Goiás no Brasil, Mas Líu; o diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás, Francisco José Quaresma; o diretor de imagem da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Fredox Carvalho; o diretor de Cultura da Alego, Bill Guerra; o secretário de Esporte e Lazer da Alego, Juscelino Peixoto; o secretário de Cultura da Alego, José Antônio; e o secretário de Assuntos Internacionais da Casa, Michel Magul.
O presidente Bruno Peixoto recepcionou a ministra para, além de prestigiar a mostra, discutir a relação entre a China e o estado de Goiás. “É uma alegria receber a ministra para essa exposição. Tive a oportunidade de conhecer a China, que é um país altamente desenvolvido, onde há respeito pela legislação. Iniciamos a relação de Goiás com a China, ampliando a geração de empregos e a participação em nosso estado, da mesma forma com a BYD”. Ele também enfatizou que empresas chinesas estabelecidas em Goiás estão aumentando a receita e gerando empregos no estado, e frisou a importância da relação bilateral de importação e exportação com a China.
Chao Yingjun ressaltou o bom relacionamento econômico e comercial entre os dois países: “O Brasil é muito importante para o comércio da China, especialmente a relação entre a província de Hebei e Goiás. Estive nesta segunda-feira, 7, na feira de agronegócio ‘Tecnoshow’, em Rio Verde (GO), que tem um ponto em comum com a província: o agronegócio ”.
O deputado Mauro Rubem convidou a população para visitar a exposição: “Essa mostra é uma oportunidade para a população goiana conhecer a importante província de Hebei, na China”. Também pontuou que o evento apresenta soluções para os graves problemas ambientais que o mundo enfrenta, a redução da desigualdade e, sobretudo, apresenta a tecnologia e a geração de novas oportunidades para o mundo. O legislador ressaltou que, em parceria com Bruno Peixoto, apresentará uma frente parlamentar que tratará da relação de integração entre Brasil, China e Goiás.
A iniciativa é uma ação conjunta da Alego, do Gabinete de Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Para celebrar a parceria, além da exposição, o saguão foi palco de apresentações culturais da China, como a do Dragão Chinês, do Instituto Lai Kung Fu, e da palestra sobre as relações internacionais entre o estado de Goiás e a província de Hebei, com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e diretor da Ágora Pesquisas, Leandro Borges.
Mais tarde, haverá uma palestra sobre oportunidades e desafios na relação comercial Goiás-China, com o professor da Universidade Alves Faria (Unialfa), Rafael Manzi, a partir das 20 horas, no Auditório 2 da Casa. Com a abertura oficial nesta manhã, a mostra prosseguirá até o dia 17 de abril, no Palácio Maguito Vilela, para visitantes.Agência Assembleia de Notícias
Deixar uma Resposta